A sexta-feira, 25, de Black Friday tem movimento baixo a médio em lojas do centro e da zona Oeste de Boa Vista. A reportagem visitou alguns estabelecimentos comerciais da capital e viu que a quantidade de possíveis clientes nas lojas não era comum para a data, mesmo com a Copa do Mundo. Gerentes de lojas em um shopping na zona Oeste também compartilharam que o movimento estava muito fraco.
A subgerente de uma loja de calçados, Stephany Vaz, contou que o movimento do estabelecimento está abaixo mesmo dos dois últimos anos com pandemia de covid-19 e que os preços não estão tão atrativos para os consumidores.
“Estamos abertos desde às 7 da manhã e até agora só conseguimos fazer três vendas. Achamos que houve falta de divulgação do shopping, mas também os preços não estão tão atrativos como era antes. Não sabemos como vai ser no resto do dia, mas está bem abaixo dos dois últimos anos”, avaliou Stephany
Em outra loja de calçados do shopping, o gerente de uma loja de calçados, Anderson Pereira, também contou que mesmo com a loja aberta durante a madrugada, as vendas estiveram muito abaixo do esperado em comparação a 2020 e 2021.
“O movimento está bem abaixo do esperado. No ano passado foi bem melhor, mesmo com a pandemia. Tivemos uma fila muito grande em 2021. Esse ano caiu demais. Abrimos às 22h de ontem e esperávamos ficar abertos durante toda a madrugada, mas tivemos que fechar a loja às 1h porque o movimento estava bem fraco”, avalia o gerente.
Centro
No Centro de Boa Vista, haviam mais consumidores dispostos a comprar produtos. O movimento era o comum para uma sexta-feira e algumas lojas usaram de vários artifícios para atrair os clientes, como locutores e descontos agressivos.
Em uma dessas lojas de produtos eletrônicos, o gerente Ronald Rivas afirmou que as vendas estiveram dentro de esperado, impulsionadas principalmente pela Copa do Mundo.
“Por enquanto, está dentro do esperado. Não está nada muito exorbitante, mas também não está ruim. Estamos aproveitando que teve essa coincidência da Copa do Mundo cair no mês de Black Friday e isso aumentou muito nossas vendas, principalmente no setor de áudio e vídeo, como televisores e caixas de som. São os produtos que mais estamos vendendo”, afirma o gerente.
Expectativa
Apesar de não ter uma grande movimentação, a Black Friday em Roraima deve ter o maior faturamento em 2022 desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. segundo estimativa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio Roraima), Os comerciantes devem movimentar R$ 11,2 milhões.