Cotidiano

Moradores fazem manifestação contra obra em pista do Uiramutã; Veja vídeo

Eles se reuniram e afirmaram que não sairão do local. A prefeitura esclareceu que uma nova pista está sendo construída

Os moradores do município de Uiramutã, dentro da Reserva Raposa Serra do Sol fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 13 contra a construção de uma praça no local onde hoje funciona a única pista de pouso da região.

Entre mulheres e crianças, a população atual de Uiramutã é de pouco mais de onze mil pessoas, incluindo os que vivem nas aldeias e na sede do município e por ser uma região de difícil acesso e os moradores afirmam que só vão deixar construir a praça quando for feita outra pista no local. 

“Essa pista é a única que temos para o municípios e a população não apoia eles querem fazerem essa praça por conta da dificuldade de acesso ao município. A estrada está cheia de buraco e precisamos de mais acesso, então porque ele não joga esses quatro milhões em cima da educação, da saúde, da estrada e querem gastar o dinheiro destruindo nossa pista sendo que já temos uma praça que é usada só por usuários de droga então não precisamos da praça e a pista é essencial para o município, principalmente para levar pacientes que não aguentam ir pela estrada” disse o empresário . 

Hoje a pista de pouso apesar de interditada ainda é usada por aeronaves de pequeno porte e é um dos poucos modos de se chegar à região, pois a estrada está em condições ruins após o inverno rigoroso.

O tuxaua Getúlio da comunidade indígena Flexal que tem cerca de 500 moradores e foi um dos encabeçadores da manifestação, explicou o posicionamento dos indígenas sobre a situação.

“Nós aqui moradores do Uiramutã não somos de acordo nessa construção dessa praça aqui no meio da pista porque vai nos prejudicar? A gente poderia até aceitar se fizerem outra pista, mas enquanto isso nós não aceitamos essa construção dessa praça aqui nessa pista que é uma coisa essencial para a gente. Então se acabar essa pista aqui, nós não vamos ter outra pista. Então agora nós só vamos aceitar se tiver se outra pista, enquanto isso não aceitam construção dessa praça, eles que quero dizer que isso vai prejudicar a nossa população indígena, a nossa população que mora dentro do município. Então por isso nós não aceitamos essa construção dessa praça aqui no meio da pista”

Veja vídeo

Outro lado

Diante da demanda da comunidade, a reportagem da Folha procurou a prefeitura do Uiramutã que informou que a pista onde vai ser construída a praça, não é homologada, por isso os voos estão suspensos nela. Segundo a prefeitura, uma nova pista de pouso será construída entre a Comunidade Eire Muta’Ken e Comunidade São Francisco 

“É uma área plana, e será construída a nova pista nesse local, pois a Anac já esteve lá e já registrou e homologou. O local antigo onde os aviões pousavam nunca foi homologado e foi até proibido pousar nela”

Sobre a obra da praça, a prefeitura informou ainda que ela vai pegar toda área onde existia a pista e custará em torno de R$ 1 milhão de reais. É uma emenda do deputado estadual Janio Xingu.

“Já tem casas de ambos os lados da antiga pista e ela não pode ser usada. A nova pista já será raspada na próxima semana e piçarrada” informou a prefeitura.