Cotidiano

Empresa seleciona projetos universitários para apoio financeiro

Premiação será para universitários com estudos na área de Recursos Hídricos, Eficiência Energética e Resíduos Sólidos

Encerram no dia 31 deste mês as inscrições para o Programa de Sustentabilidade da Radix Engenharia e Software, que irá premiar projetos universitários na área de Recursos Hídricos, Eficiência Energética e Resíduos Sólidos. Com a ação, a empresa visa oportunidades criativas, incentivo à inovação, ao empreendedorismo e à transferência de tecnologia.

Grupos de universitários de todo o Brasil podem entrar na disputa. Durante a seleção dos projetos, serão escolhidos os três melhores de cada região do país. Eles irão participar em eventos, competições e olimpíadas que serão consideradas no processo de seleção. Na etapa final, uma banca avaliadora escolherá os cinco vencedores, um de cada região.

O suporte financeiro para os projetos selecionados será de até R$ 12 mil por ano, com prazo máximo de execução de até 12 meses. Além do valor financeiro, os ganhadores poderão receber um acompanhamento específico para a gestão do negócio, sujeito à avaliação prévia da Radix.

Para participar do processo seletivo, os inscritos devem ter uma relação profissional ou estudantil na área de atuação do projeto apresentado e não podem ter vínculo empregatício com a Radix. Também é necessário dispor de recursos humanos, físicos e tecnológicos para atuar e ter um orçamento anual organizado.

O presidente da Radix, Luiz Rubião, afirmou que o principal objetivo da empresa é a preservação do Meio Ambiente. Ele frisou que o Programa de Sustentabilidade, foi criado para estabelecer diretrizes para apoio a projetos no campo da responsabilidade socioambiental e do desenvolvimento sustentável.

Rubião destacou o que a empresa procura em cada uma das três áreas. Em eficiência energética, serão selecionadas as iniciativas que contribuam para a economia de energia, aumentem a eficiência global do sistema energético ou promovam a substituição de combustíveis de origem fóssil por fontes renováveis.

Na área de recursos hídricos, os focos são nas ações voltadas a resolver a crise da água no planeta através de projetos que façam uso da tecnologia e da criatividade para a solução dessa questão”.

“Em resíduos sólidos, procuramos projeto que trabalhem a redução na geração de resíduos, o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos, a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, entre outros”, destacou o presidente da Radix.

Segundo Rubião, esta é a primeira vez que a empresa irá buscar projetos na região Norte para desenvolver. “Como nos propomos a ser uma empresa de nível nacional, resolvemos dar esta atenção a região Norte. Queremos estabelecer parcerias assim como já fizemos no Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste”, explicou.

Ele frisou que um dos ideais da empresa é mostrar, que mesmo em um cenário mundial de crise, a economia não pode parar. “O empreendedor não pode mais contar com os órgãos de fomento governamentais, pois eles passam por um momento de retenção em relação a novos projetos. É neste momento que entramos. Com nossas ações, queremos mostrar que as coisas não podem parar no país”, declarou.

O presidente da Radix destacou que uma das maneiras de superar momentos de crise, é investir em mudanças. “A maneira que encontramos de fazer isso foi por meio da seleção dos projetos. Nós continuamos tentando encontrar talentos nas universidades para virem trabalhar em nossa empresa”, observou.

INSCRIÇÕES – As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 deste mês no portal da empresa na internet. Os interessados devem acessar o portal da Radix na internet, no endereço http://www.radixeng.com.br e verificar o edital. O resultado final sairá no dia 21 de setembro. (I.S)