O nível do rio Branco, o principal de Roraima, chegou a 4,43 metros nesta terça-feira (29), em Boa Vista, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas). Isso representa elevação de 1,26 metro em um intervalo de sete dias e é um reflexo das chuvas ocorridas nos últimos dias.
No domingo (27), por exemplo, a ANA registrou oficialmente 1,6 milímetros de chuva na bacia do rio. Nessa segunda-feira (28), foram sete milímetros. A agência ainda não atualizou o volume que caiu no curso d’água nas últimas horas.
Ao longo de todo este mês, o nível ficou acima do registrado em anos que antecederam as oito maiores cheias do Estado, sendo o ápice em 12 de novembro, quando o rio Branco atingiu a marca de 5,85 metros – quase o dobro do visto na mesma data, em 2010. Isso é reflexo do fenômeno La Niña, responsável por esfriar, em larga escala, as temperaturas da superfície do Oceano Pacífico, e levar mais umidade e chuvas para regiões, como a amazônica.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê, para até sábado (3) – exceto na sexta (2), em que apenas existe possibilidade – muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital de Roraima, o que pode ajudar a elevar ainda mais o nível do rio.
Para esta terça, em Boa Vista, a temperatura pode variar de 23 a 32 graus celsius. A previsão do Inmet é de umidade relativa do ar – quantidade de vapor existente na atmosfera – entre 55% e 95%.