Cotidiano

Bombeiros de Roraima integram operação Guardiões do Bioma 2022

Os bombeiros serão divididos em sete equipes que vão percorrer nos próximos meses todos os municípios do estado

Na manhã desta quinta-feira, dia 1º, foi dado início a Operação Guardiões do Bioma para combater queimadas e incêndios florestais e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima participa das ações integradas, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Operação faz parte de um amplo planejamento organizado pelo Governo Federal com o objetivo principal de combater queimadas e incêndios florestais nos cinco biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica.

O Corpo de Bombeiros colocou à disposição da Operação efetivo de 34 bombeiros militares e sete caminhonetes equipadas com kits de combate a incêndio florestal.

Os bombeiros serão divididos em sete equipes que vão percorrer nos próximos meses todos os municípios do estado realizando ações de combate a incêndio, prevenção a incêndios e de orientação à população quanto aos cuidados necessários para se evitar que incêndios florestais ocorram.


A Operação faz parte de um amplo planejamento organizado pelo Governo Federal com o objetivo principal de combater queimadas e incêndios florestais (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O comandante-Geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, passou as últimas orientações aos militares minutos antes das equipes saírem a campo. “A Operação Guardiões do Bioma reúne diversos órgãos federais e estaduais com vistas a antecipar as ações de combate aos incêndios florestais”, declarou.

Ele deu ainda, orientações quanto aos cuidados necessários e reforçou a necessidade do empenho de todos os militares para o sucesso da Operação Bioma. “Por se tratar de uma ação preventiva, vamos atuar principalmente na orientação aos moradores das comunidades a fim de se obter os melhores resultados possíveis nesta operação”, disse.