Os lenços arrecadados durante o período de campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista, foram entregues para mulheres com câncer, na Liga Roraimense de Combate ao Câncer.
Um gesto de solidariedade e carinho que ficará guardado para sempre na memória dessas mulheres, pois o lenço é um acessório utilizado como auxílio na autoestima das pacientes que perdem todo o cabelo durante o tratamento.
“É um pedaço de pano que faz toda a diferença para nós mulheres. Pois ficamos carecas, abalando a nossa autoestima. Com o lenço, podemos nos enfeitar, ficar mais bonitas”, contou Vilany Leite, de 50 anos, que está em tratamento de câncer no intestino grosso.
UBSs
Ao todo foram arrecadados 165 lenços durante a campanha realizada pelas UBSs Santa Luzia, Senador Hélio Campos, Sayonara Dantas e Lupércio Lima. A técnica de laboratório Lucélia Serrão foi uma das servidoras da saúde municipal que esteve à frente da campanha de arrecadação.
“Nós mulheres somos mais sensíveis com relação à estética, queremos estar sempre arrumadas. E ajudar nessa campanha foi importante para mim, pois sei da necessidade do acessório, disse, revelando que a mãe está com câncer de colo do útero e terá que passar por quimioterapia, procedimento que influi na queda dos cabelos.
A diretora da UBS Santa Luzia, Naiani Santos, avaliou como positiva a campanha, por conta do envolvimento da comunidade na doação dos lenços e participação de voluntários. Durante a entrega na Liga de Combate ao Câncer, teve um momento de confraternização e interação, onde as mulheres aprenderam como usar o acessório.
Para Ozilene da Silva Leite, 36 anos, que descobriu o câncer de colo de útero após ter o quarto filho, os lenços acabam ajudando no tratamento. “Nós nos sentimos emocionalmente melhores, porque nos sentimos bonitas e valorizadas e isso reflete na nossa recuperação, por conta da melhora na autoestima”, disse.