Ocorreu na noite dessa quinta-feira (01) o encerramento das atividades do Programa Academia Aberta 2022, com um aulão de ritmos na Praça Aderval da Rocha Ferreira, no bairro Canaã. Diversas pessoas que integram os 10 polos do programa, dançaram e se divertiram vestindo as cores do Brasil, trazendo energias positivas para o jogo da seleção brasileira contra Camarões na Copa do Mundo desta sexta-feira, 2.
De acordo com a coordenadora da Superintendência de Esportes da Fetec, Luana Matos, as aulas retornam no mês de fevereiro de 2023. “Sempre buscamos trazer mais qualidade de vida à população e as pessoas estavam realmente sentindo falta do nosso programa. Retornamos esse ano com todo o fôlego e o mais legal em tudo isso, é que a população participou e tem mostrado que está sempre focada em cuidar mais da saúde e do corpo”, disse.
A cabeleireira Solange de Almeida, de 44 anos, participa das atividades há seis meses e com a meta de estar com a saúde sempre em dia. “Eu comecei a participar e gostei das atividades. Não falto uma aula sequer. Eu não vou ficar parada durante o recesso da Academia Aberta, vou continuar focada e cuidando do corpo, até as aulas retornarem ano que vem”, disse a integrante do programa.
Outra participante do programa é a professora Helca de Vasconcelos, que tem 44 anos e fala o quanto a Academia Aberta tem contribuído para a sua saúde. “Eu amo frequentar as aulas porque me ajuda a trabalhar mais o funcional e o aeróbico. É aqui que esqueço os problemas e fora, que acabo tendo mais disposição no dia a dia”, destacou.
O aulão contou com os seis instrutores, que deram aulas de ginástica aeróbica ao ritmo de funk, axé, latina, eletrônica, hip hop, dentre outras. Uma delas é Hérica Santos, que já está há 9 anos no programa. “Esse é um grande projeto da Prefeitura de Boa Vista, já estamos há quase 10 anos levando saúde, ritmo e muita alegria. A população abraça as nossas aulas e aqui é só sucesso”, ressaltou a instrutora.
Academia Aberta – O programa existe desde 2013, e busca incentivar a população à prática de atividades físicas, visando bem-estar, qualidade de vida e o combate ao sedentarismo. As atividades acontecem todos os dias da semana de forma gratuita, com base nos cronogramas elaborados em cada polo, no horário das 19h30 às 20h30.
Atualmente, conta com a colaboração de seis professores, que com muita técnica e animação, levam para os alunos atividades físicas diversificadas, como ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento.
Os 10 polos do programa são: Parque do Rio Branco, nas Praças do Mirandinha, Velia Coutinho, Mané Garrincha, Cabos e Soldados, do Satélite, Cruviana e Aderval da Rocha Ferreira, além do Vila Olímpica Roberto Marinho e Vila Jardim.