A tosse é um dos principais motivos de ida ao médico em idade pediátrica, representando um motivo de preocupação para os pais. Porém, a tosse nada mais é que um mecanismo muito importante na defesa do organismo, que permite manter a vias respiratórias limpas, através da expulsão de secreções e catarros.
De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, é comum uma criança saudável tossir durante o dia, sendo que esta frequência aumenta no inverno, época em que as infeções respiratórias por vírus são mais prevalentes.Ainda assim, como a tosse faz parte de várias doenças virais ou bacterianas de origem respiratória ou gástrica, é necessária uma investigação para definir a causa e características da tosse.
Pediatra lista quais podem ser os motivos de tosse seca em criança (Foto: Divulgação)
Quais podem ser os motivos:
Ambiente
“É muito importante ficar atento à higiene do ambiente onde a criança frequenta, principalmente se há histórico familiar para doenças alérgicas. Objetos que acumulem poeira ou mofo, como cortinas , tapetes, livros devem ser evitados ou higienizados periodicamente” ressalta a pediatra. Outra dica é que os filtros de ar condicionado devem ter sua higiene sempre em dia.
Produtos de higiene
Os produtos de higiene da casa com cheiro forte podem ser causadores da tosse alérgica e por isso devem ser evitados e pode ser usado água e álcool em seu lugar, para todas as superfícies.“Produtos de higiene pessoal também devem ser escolhidos com cuidado para não causar reações e de preferência devem ser hipoalergênicos” explica Ana Carolina.
Convívio com os animais
Os pais também devem ter cuidado com o convívio entre os animais.“Muito cuidado também com o convívio com bichinhos de estimação que tem pelos e penas e podem de acordo com a sensibilidade de cada criança, causar crises de tosse”.
Tabagismo
Evite também o fumo perto das crianças. “Quem fumar deve fazê-lo ao ar livre e longe das outras pessoas, sobretudo dos seus filhos” completou.
Como evitar
Tanto na tosse seca, como na tosse com catarros, uma das medidas mais eficazes e recomendada pela maioria dos Pediatras é o reforço da hidratação. Entenda-se que esta não consiste em beber uma grande quantidade de água de uma só vez, mas sim em pequenas quantidades, muitas vezes ao longo do dia, ou durante um acesso de tosse mais prolongado. Esta medida permite hidratar as vias aéreas superiores (sobretudo a faringe e a laringe), reduzindo a irritabilidade das mesmas.