O presidente do São Raimundo, Sérgio Caranguejo, foi reeleito para comandar o principal clube de Roraima no quadriênio 2023-2026. A eleição foi realizada neste domingo (4), na sede da equipe, no bairro Operário, zona Oeste de Boa Vista. Este será o quinto mandato do ex-jogador, que está no cargo desde 2011. O técnico Chiquinho Viana seguirá como primeiro-tesoureiro a partir de 2023.
Ubirajara Magalhães, um dos sócios, foi escolhido para conduzir o pleito, que culminou na aclamação da única chapa concorrente, a “Tudo Pelo Social”. Dezesseis associados do clube participaram da reunião.
Caranguejo, que é ex-jogador do Mundão, elegeu como desafios a melhoria da estrutura da sede do clube, onde pretende construir uma quadra de futsal e implantar um campo sintético. O dirigente disse sonhar com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, maior competividade na Copa Verde e a manutenção da hegemonia alviceleste no Campeonato Roraimense. “A gente precisa ter uma estrutura financeira melhor ainda pra que a gente possa chegar mais longe”, disse.
Para superar os desafios, o dirigente prometeu buscar parcerias que vão engrandecer não só o clube, mas o futebol roraimense. Isso pode acontecer caso a equipe avance nas competições nacionais e continue subindo no ranking da CBF, o que significa mais dinheiro em caixa. “O objetivo é tentar subir no ranking e arrumar uma segunda vaga na Copa do Brasil pro vice-campeão roraimense, pra 2024. Porque a gente pensa no futebol roraimense em si”, destacou.
Sob a gestão de Caranguejo, o Mundão construiu a própria sede. Em campo, conquistou nove títulos estaduais e se tornou o maior campeão roraimense da era profissional (possui 11, ao todo). O time, que ficou próximo da inédita classificação para a segunda fase da Copa do Brasil e ascendeu à segunda etapa da Série D do Campeonato Brasileiro em três edições, ainda virou o quarto melhor da região Norte e o 73º do País, segundo ranking da CBF.
Carreira
Como jogador, Caranguejo teve passagens por Moto Club (MA), São Raimundo (RR), Baré (RR) e Progresso (RR). Foi no Mundão onde ele se aposentou, em 2002. No ano seguinte, estreou como auxiliar-técnico do clube roraimense e em 2004, assumiu o comando técnico, levando a equipe ao primeiro título estadual profissional. Como treinador, ele também comandou Atlético Roraima e Baré.
Diretoria 2023-2026
- Presidente: José Sérgio Leitão Carvalho
- Vice-presidente: Jorge Nonato Rocha Silva
- Primeiro-secretário: Carlos Umberto Alves Assunção
- Segundo-secretário: Francisco das Chagas Cruz Ventura
- Primeiro-tesoureiro: Francisco Moura Viana
- Segundo-tesoureiro: Aroldo Medeiros
- Diretora social: Saleth dos Santos Alves
- Diretor de patrimônio: Edilson Pereira Lemos
- Almoxarife: Tyago José Dino da Silva
Conselho fiscal 2023-2026
- Primeiro-membro: Ubirajara Magalhães Silva
- Segundo-membro: Maria Luiza Coelho
- Terceiro-membro: Rita de Cássia de Oliveira Vieira