Os 324 policiais penais da segunda turma, que finalizaram o curso de formação no mês de outubro, estão se mobilizando para esta semana irem à Assembleia Legislativa começar mais uma vez a luta, para que agora sejam chamados a tomar posse pelo Governo do Estado.
“Terminamos o curso de formação no dia 11 de outubro deste ano, e até o presente momento não temos data para sermos chamados a tomar posse. Somos 324 candidatos aptos e prontos para assumirmos nossas atividades”, afirmou um policial penal, que pediu para não ser identificado.
Ele ressaltou que todos fizeram estágio na Cadeia Pública Feminina e na Masculina, na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e no CPP (Centro de Progressão Penitenciária).
“Ficamos expostos às facções, aos presos que já nos conhecem porque atuamos dentro do sistema. Agora estamos à mercê, sem nenhum posicionamento do Governo do Estado sobre quando vai chamar a gente” ressaltou o policial penal.
“Hoje somos policiais penais de direito, mas de fato não porque o governo só nos formou. O pior de tudo isso é que muitos desses profissionais estão desempregados, porque pediram para sair dos seus empregos para participar do concurso. Outros profissionais que vieram de outros estados, também estão sem emprego e vivendo de favor”, comentou.
OUTRO LADO
A Secretaria de Justiça e Cidadania informou por meio de nota que os alunos da 2ª turma dos policiais penais, que passaram pelo curso de formação, serão chamados conforme disponibilidade de vagas e a entrega da obra da Cadeia Pública de Monte Cristo, bem como o novo Centro de Progressão Penitenciária, Prisão Especial, e o Centro de Triagem e Observação Criminológica.