Cotidiano

Policiais penais se mobilizam para serem chamados a tomar posse

A Secretaria de Justiça e Cidadania informou por meio de nota que os alunos da 2ª turma dos policiais penais, que passaram pelo curso de formação, serão chamados conforme disponibilidade de vagas

Os 324 policiais penais da segunda turma, que finalizaram o curso de formação no mês de outubro, estão se mobilizando para esta semana irem à Assembleia Legislativa começar mais uma vez a luta, para que agora sejam chamados a tomar posse pelo Governo do Estado.

“Terminamos o curso de formação no dia 11 de outubro deste ano, e até o presente momento não temos data para sermos chamados a tomar posse. Somos 324 candidatos aptos e prontos para assumirmos nossas atividades”, afirmou um policial penal, que pediu para não ser identificado. 

Ele ressaltou que todos fizeram estágio na Cadeia Pública Feminina e na Masculina, na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e no CPP (Centro de Progressão Penitenciária). 

“Ficamos expostos às facções, aos presos que já nos conhecem porque atuamos dentro do sistema. Agora estamos à mercê, sem nenhum posicionamento do Governo do Estado sobre quando vai chamar a gente” ressaltou o policial penal.

“Hoje somos policiais penais de direito, mas de fato não porque o governo só nos formou. O pior de tudo isso é que muitos desses profissionais estão desempregados, porque pediram para sair dos seus empregos para participar do concurso. Outros profissionais que vieram de outros estados, também estão sem emprego e vivendo de favor”, comentou.

OUTRO LADO 

A Secretaria de Justiça e Cidadania informou por meio de nota que os alunos da 2ª turma dos policiais penais, que passaram pelo curso de formação, serão chamados conforme disponibilidade de vagas e a entrega da obra da Cadeia Pública de Monte Cristo, bem como o novo Centro de Progressão Penitenciária, Prisão Especial, e o Centro de Triagem e Observação Criminológica.