Considerada a maior rede social com fins corporativos, o LinkedIn conta com mais de 774 milhões de usuários ao redor mundo. O sucesso da plataforma é devido a empresas e recrutadores utilizarem a rede a fim de divulgação e contratação de pessoal. Além disso, usuários utilizam a rede para compartilhar suas experiências e encontrar cargos almejados.
O LinkedIn foi fundado em 2016 pela gigante empresa Microsoft. Atualmente, a rede social conta com mais de 10 milhões de perfis ativos no Brasil e cerca de 9 milhões de empresas cadastradas. Além disso, 90% dos recrutadores utilizam a plataforma regularmente, em busca de perfis a serem contratados. Esses números apontam que, além de ser imprescindível ter um perfil dentro da plataforma, é preciso se destacar. Para isso, algumas informações são fundamentais e outras, menos relevantes. Um bom perfil depende de ideias bastante claras e dados precisos sobre as experiências de cada usuário.
Um dos pontos mais analisados pelos recrutadores dentro da plataforma é referente a atualização do currículo. Manter dados e informações sempre atualizadas permite que empresas encontrem o perfil com mais facilidade nos mecanismos de busca da plataforma; além disso, detalhar experiências profissionais anteriores, incluindo cargos, atribuições, projetos e resultados obtidos, é fundamental para oferecer informações ao possível contratante.
Vale levar em conta que o LinkedIn é uma extensão da vida profissional. Cada usuário consegue se conectar com pessoas e grupos de seu interesse corporativo. Utilizar esse mecanismo permite que o network seja realizado dentro da plataforma; com isso, experiências podem ser compartilhadas e recomendações, solicitadas.
Assim como em outras redes sociais, é possível compartilhar e publicar conteúdos no perfil. Para que a rede de contato e demais usuários se mantenham atualizados, utilizar esse mecanismo para compartilhar notícias e novidades interessantes da área de atuação e informações sobre novos projetos permite que interações sejam realizadas com mais frequência e o perfil seja alavancado.
A plataforma também permite que trabalhos voluntários sejam cadastrados. Nesse campo, é fundamental mencionar funções sociais e sem fins lucrativos feitas pelo usuário. Esse tipo de informação destaca o perfil e permite que o recrutador obtenha mais informações sobre o candidato.
Para quem busca cargos maiores, é preciso que informações sobre a formação acadêmica sejam preenchidas. É importante manter esse campo sempre atualizado com cursos e projetos. Além disso, para ter um destaque ainda maior na plataforma, vale buscar formação em um curso de inglês para iniciantes e demais idiomas.
Em síntese, para ter um perfil de sucesso dentro do LinkedIn, é preciso manter todos os dados atualizados, como currículo, formação acadêmica e competências. Além disso, as interações são um passo importante para a plataforma e de suma importância para quem busca cargos através da rede social.