Tristeza. Esse era o sentimento principal dos poucos ambulantes que ainda estavam na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, logo após a derrota da seleção brasileira para a Croácia. O jogo dramático terminou com a vitória dos croatas na cobrança de pênaltis.
O ambulante Jonathan Lima Pinheiro tinha altas expectativas nesta partida, já que estava vendendo, em média, R$ 1 mil a R$ 2 mil durante as comemorações no local após os jogos do Brasil. Desta vez, no entanto, foi um “fracasso” segundo ele.
“É só tristeza. Infelizmente, o hexa foi adiado mais uma vez, né? E as vendas também, só amanhã em uma festa”, lamentou Jonathan.
Esta foi a segunda vez que a ambulante Josiane Oliveira Gaspar foi até o local para conseguir uma renda extra. Mesmo com a derrota, ela e mais dois amigos seguiram com as barracas montadas a espera de algum torcedor.
“Hoje eu estou sentindo triste, né? Porque o Brasil perdeu. Aí, só tristeza mesmo. As outras vezes foi melhor a venda, todo mundo vendeu bem. Agora, alguns ambulantes estão indo embora. Vou ficar aqui, na esperança de chegar alguém mais tarde, não sei”, disse.
Na avenida Getúlio Vargas, Pedro Miranda vendia camisetas e bandeiras do Brasil, somente nos dias de jogos da seleção. No ponto de venda, há uma placa de papelão com a frase “Vamos meu Brasil”.
“A vida você continua, é olhar para frente e não para trás. Vamos continuar aqui com outros produtos”, afirmou Pedro.
No bairro São Francisco, o bar do comerciante Janderley Pereira se tornou ponto de encontro de amigos em dias de jogos da seleção. Para ele, agora, é só lamento.
“Agora acabou com tudo, né? Acabaram os feriados, o movimento vai cair mais um pouquinho. Vamos esperar agora o Campeonato Brasileiro, Libertadores, Mundial. Esse meu bar aqui está muito flamenguista e a vida continua”, brincou.