Um leitor da Folha enviou para a redação a foto de uma conta de água com uma convocação de reservistas licenciados para se apresentar em Boa Vista. A mensagem o intrigou, porque foi recebida em um contexto de manifestações em frente a quartéis de todo o País, promovida por bolsonaristas que questionam a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedem intervenção militar.
A mensagem, escrita com letras maiúsculas no espaço de utilidade pública da fatura, é a seguinte: “RESERVISTA LICENCIADO DE 2018 A 2022, APRESENTE-SE NO POSTO DE RECRUTAMENTO E MOBILIZAÇÃO 12/002 BOA VISTA-RR DE 9 A 16 DE DEZEMBRO”.
Procurado, o Exército Brasileiro em Roraima explicou que o período mencionado é a Semana do Reservista e diz considerar importante o comunicado, a ponto de colocá-lo nas contas, por serem meios em que quase todas as pessoas têm acesso.
Segundo nota enviada à Folha, o Exército explica que o militar é incluído na reserva mobilizável depois de prestar o serviço militar obrigatório ou mesmo passar mais tempo em uma organização militar, seja como oficial ou graduado.
O reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelos comandos militares, de acordo com as necessidades de “mobilização”. Atualmente, o prazo é de cinco anos.
Durante o período de disponibilidade, o cidadão deverá estar apto a atender a uma eventual convocação, pois ficará diretamente vinculado à organização militar onde prestou o serviço ou outra que lhe tiver sido indicada.
De 1º de dezembro do ano corrente até 31 de janeiro do seguinte, as Forças Armadas realizam o exercício de apresentação da reserva, período em que reservistas dos últimos cinco anos devem atualizar seus dados cadastrais.
O Exército explicou ainda que considera como simbólica a Semana do Reservista, pois é o momento em que os reservistas reveem os amigos da caserna e participam de comemorações atinentes à data. O exercício é realizado nessa época em alusão ao aniversário de Olavo Bilac, patrono do Serviço Militar no Brasil.
A atualização dos dados cadastrais poderá ser realizada pela internet nos quatro primeiros anos. No quinto, o cidadão deverá comparecer obrigatoriamente na última organização militar em que serviu ou se apresentar em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de casa. Em Boa Vista, a apresentação é realizada no Posto de Recrutamento e Mobilização n° 12/002, citado na conta.
Caso o cidadão não realize a apresentação regular dentro do período do exercício de apresentação da reserva, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas. Basta estar munido do documento de situação militar (hoje digital). O reservista é multado caso se apresente após o período normal.