Política

TRE entrega diploma aos eleitos no CAF: "é a vitória da democracia"

Em cerimônia nesta segunda-feira (12/12), 37 políticos eleitos em Roraima recebem a documentação, que atesta o reconhecimento do resultado das urnas.

Trinta e Sete políticos eleitos em outubro receberam, na tarde desta segunda-feira (12/12), a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A cerimônia lotou o Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da UFRR e contou com a presença de representantes de vários órgãos, além de  alguns prefeitos do interior e senadores,secretários, familiares e convidados. O prefeito de Boa Vista Arthur Henrique não compareceu a diplomação.

A mesa contou com a presença do presidente do TRE Leonardo Cupello e do Governador Antonio Denarium, do presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio, do reitor da UFRR Geraldo Ticianelli e de representantes da OAB e do Judiciário.

Foram entregues comendas para os representantes da segurança pública que ajudaram no pleito eleitoral.
Na sequência, foi entoado o Hino Nacional e os diplomas foram entregues por ordem de quem foi eleito com maior número de votos.

Os eleitos receberam o documento das mãos do presidente do TRE, Leonardo Cupello.

Discurso

 O governador Antônio Denarium foi ovacionado ao receber o diploma, e agradeceu em seu discurso o apoio recebido de seus aliados e apoiadores. “Ser diplomado em 2018 me encheu de orgulho mas colocou sobre mim a esperança dos roraimenses. Fiz muito nesses 4 anos e agradeço ao presidente Jair Bolsonaro, que foi de fundamental importância para reconstruir Roraima ”, disse Denarium. 
Denarium se emocionou ao lembrar a situação econômica de Roraima

“Dia 22 de dezembro está na conta o pagamento dos servidores e hoje temos avaliação A em capacidade de pagamento. Isso que nos motiva. “Minha versão de felicidade é ver o povo de Roraima feliz”. 

O presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio disse que a diplomacao é a festa da democracia brasileira.
“Agradecer a cada apoio nesse processo eleitoral. Nos sentimos agradecidos e contemplados e quero parabenizar a justiça eleitoral roraimense pelo excelente trabalho. Tivemos uma eleição tranquila e parabéns ao eleitor que escolheu de forma conscientes seus representantes. E viva a democracia brasileira que foi fortalecida”

O presidente do TRE Leonardo Cupello concluiu o evento falando sobre a importância da democracia para o país.

” A nossa justiça exerce seu papel constitucional e hoje é um dia histórico pois estamos diplomando os eleitos pelo voto livre e soberano, segundo a vontade de cada eleitor. A urna eletrônica representa e preserva a democracia e é com esse sentimento de tudo que fizemos em favor da democracia que vamos continuar atendendo os interesses públicos em favor da democracia. Somos uma justica eleitoral capaz de atender sempre as expectativas dos nossos cidadãos”, completou.

Diplomação

O protocolo da diplomação acontece desde 1946 e marca o fim do processo eleitoral. A cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral, prevista no Código Eleitoral, atesta que os candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo nas eleições gerais.

Os eleitos receberam documentos chamados “diplomas”, assinados pelo presidente do TRE. Assim, estarão habilitados para exercerem os mandatos, apesar de terem que aguardar serem empossados em 1º de janeiro de 2023. A diplomação é uma exigência legal para que a posse ocorra.

O prazo limite para a Corte atestar oficialmente a vitória do candidato eleito é dia 19, segundo o cronograma da Justiça Eleitoral. No entanto, neste ano, foi antecipada em Roraima, ocorrendo nesta segunda-feira, no CAF.