Em novembro desse ano, Roraima atingiu 442 milhões de dólares de exportação, superando os números de 2021, período que já havia sido bastante positivo para as empresas roraimenses que geraram 360 milhões de dólares.
Em uma conta de câmbio econômica simples, o Estado se aproxima da fração de R$ 3 bi, de janeiro a novembro, que é um pouco menos da metade de toda a LOA (Lei Orçamentária Anual) que Roraima apresentou à Assembleia Legislativa para o orçamento de 2023.
“Perante o país pode parecer um número pequeno, mas é muito representativo para economia da nossa região. O ano de 2022 foi bastante proveitoso para a economia roraimense, com destaque para o Comércio Exterior, objetivando o fortalecimento do mercado de exportação e importação” explicou Eduardo Oestreicher, Coordenador de Negócios Internacionais da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
A exportação realmente foi o carro chefe desse ano e segundo a Coordenadoria a atuação é feita em duas frentes, sendo elas junto às Câmaras Brasil/Venezuela e Brasil/Guiana, onde em 2022,foi ampliada a relação com a Guiana e os demais países da Caricom (Comunidade do Caribe), destacando Barbados, que quer investir na diversidade do agronegócio roraimense.
“Recentemente a Câmara Brasil-Venezuela esteve em missão na Venezuela, reforçando a janela de oportunidades do comércio externo, levando o nome do governo de Roraima para o outro país e colocando à disposição todo o corpo técnico da Seadi que lida com o desenvolvimento econômico, complementando a importação de produtos com Roraima. Nesta oportunidade, conversamos com governadores e simplificamos parcerias com o mercado de fronteira além de convidarmos a todos para a Expoferr que foi um sucesso como janela de oportunidades”.
Premiação
Reconhecendo os esforços desatados nos últimos anos entre o Governo de Roraima e a Venezuela, o ‘Consejo Legislativo del Estado Bolivariano de Araguaia’, congratulou a Coordenadoria de Negócios Internacionais da Seadi e a Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria de Roraima.
“Dentro do setor público, buscamos alinhar as ideias do mercado empresarial objetivando os melhores resultados. E diante desse reconhecimento repercutido com uma titulação tão significativa, é fato que os nossos objetivos estão no alcance do desenvolvimento”, concluiu Eduardo Oestreicher, diretor de Comércio Exterior da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento.