Família do Norte (FDN), Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) são as três facções criminosas existentes no sistema prisional do Estado, segundo afirmou o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) Marco Antônio de Azeredo. A declaração foi feita durante coletiva à imprensa, quando foram anunciados os resultados da segunda etapa da Operação Weak Link, que tem como objetivo desestruturar o PCC, que vinha atuando dentro e fora dos presídios em Roraima.
Na manhã desta segunda-feira, 29, a Polícia Federal cumpriu cerca de 60 mandados de prisão na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista. A ação faz parte da operação Weak Link, deflagrada no dia 19. Foram decretadas 74 prisões, sendo uma em São Paulo, uma no Paraná e 72 em Roraima.
O delegado da Polícia Federal Agostinho Cascardo explicou que os mandados estão sendo cumpridos dentro e fora dos presídios e serão finalizados em um prazo de 48 horas. “Uma prisão foi efetuada em São Paulo e outra no Paraná. Apenas três dos suspeitos não teriam passagem pelo sistema prisional, mas manteriam alguma relação com os presos”, disse.
Os 74 decretos de prisão foram solicitados na 2ª Vara de Combate ao Crime Organizado após o Poder Judiciário ter determinado apenas a prisão de 17 pessoas na primeira etapa da operação, no dia 19 passado.
Conforme o promotor Marco Antônio Azeredo, insatisfeito com o resultado, o Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (Gaeco), do MPRR, recorreu à decisão junto ao Tribunal de Justiça de Roraima. O recurso foi acolhido e as 74 prisões decretadas.
Durante a coletiva, Azeredo afirmou que o PCC não é a única facção criminosa atuando em Roraima. Ele destacou a existência do Comando Vermelho, que tem origem no Estado do Rio de Janeiro, e da Família do Norte, de origem amazonense. “Apesar de o Estado negar, estas facções já vinham atuando em Roraima há um bom tempo”, disse. O Comando Vermelho é uma das maiores facções criminosas do Brasil. Foi criada no final dos anos 70 em presídios do Rio de Janeiro. Os integrantes praticam assaltos, tráfico de drogas, prostituição, escravidão de estrangeiros, tráfico de órgãos e jogos de azar.
No início dos anos 90, dois detentos acusados de liderarem a facção foram transferidos para presídios em São Paulo, onde iniciaram uma nova organização, o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem como atividades assassinatos, assaltos, tráfico de drogas, extorsão, rebeliões e ações terroristas.
O Comando Vermelho também deu origem à Família do Norte, no Amazonas. Conforme o estatuto da organização, os quatro pilares são: “Liberdade, Respeito Luta e União”, cujo objetivo da organização criminosa é “plantar uma semente da FDN em cada canto do Brasil”.
Azeredo destacou que as facções criminosas Família do Norte e Comando Vermelho estão sendo investigadas em operações paralelas. Ele ressaltou que não poderia revelar maiores detalhes. (I.S)
Cotidiano
Três facções criminosas atuam em Roraima, afirma promotor
Durante mais um desdobramento da Operação Weak Link, foram cumpridos 60 mandados de prisão na Penitenciária