Política

Deputado propõe a data do próprio aniversário para criar Dia do Deputado

Em fim de mandato, Nilton Sindpol quer criar data para homenagear o cargo e justifica que o Legislativo é o “mais democrático e representativo dos três Poderes”

O deputado estadual Nilton Sindpol (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) o Projeto de Lei que prevê a criação do Dia do Deputado Estadual. A data deve ser incluída no calendário do Estado e celebrada anualmente em 16 de novembro (leia a proposta).

O texto do projeto não cita a razão pela qual o parlamentar escolheu a data para homenagear os deputados estaduais roraimenses. Mas 16 de novembro é a data de seu próprio aniversário – é o único da Casa que muda de idade nesse dia. Neste ano, ele completou 52 anos de idade.

O parlamentar justifica, na proposta, que o Legislativo é o “mais democrático e representativo dos três Poderes” e sugere que, a cada 16 de novembro, sejam feitas campanhas de voto consciente e divulgação do trabalho dos deputados estaduais de Roraima.

O projeto aguarda parecer do relator Jorge Everton (União Brasil) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Casa, que analisa a constitucionalidade da proposta, para saber se vai passar por outras comissões afins antes de seguir ao plenário da ALE-RR. Uma vez aprovado pela maioria do parlamento, basta o governador Antonio Denarium (Progressistas) sancionar a lei para criar a data.

Nas eleições deste ano, Nilton Sindpol tentou a reeleição, mas com 2.378 votos, terminou como segundo suplente de seu partido.