Cultura

Cursos gratuitos sobre arte abordam teatro e musicalidade indígena

Os cursos são oferecidos pelo Itaú Cultural gratuitamente

Estão abertos as incrições para três cursos gratuitos e virtuais oferecidos pelo Itaú Cultural, são eles, Musicalidades Indígenas no Brasil, Histórias do Teatro Brasileiro e Modernismos – Um panorama das Artes Brasileiras. Os cursos são oferecidos por meio do programa Constelação das Artes.

Confira mais detalhes

Modernismos – Um panorama das Artes Brasileiras: Projeto de um passado oferece um amplo panorama da produção de artes visuais no Brasil, refletindo criticamente as experiências modernas e suas implicações na construção e disputa das identidades brasileiras. Para isso, são vistas, ao longo das 20h que compõem o curso, as histórias das artes no país de forma constelar e não-linear, cruzando tempos e territórios, com o objetivo de examinar discursos, plasticidades e meios expressivos observando como eles se relacionam e se tensionam com as múltiplas identidades brasileiras para além dos discursos hegemônicos consolidados. 
 
A formação é dividida em dois eixos: Projeto de um passado: ancestralidades, tradições e identidades em disputa e Projeto de um futuro: narrativas e contranarrativas do moderno na contemporaneidade. No primeiro, são examinadas as culturas e artes dos povos originários, a produção artística no Brasil colonial, insurgências diaspóricas, contradições entre modernismos e modernidades, a produção de artistas mulheres na instauração do projeto modernista no Brasil e narrativas e imaginários afro-indígenas nas Amazônias. O segundo módulo, será lançado no próximo ano.
 
Musicalidades Indígenas no Brasil, que tem como um de seus professores o autor, filósofo e liderança Ailton Krenak, apresenta um panorama de noções e referências para familiarizar os estudantes com a presença das musicalidades dos povos originários na contemporaneidade, a partir da perspectiva de diversos intelectuais indígenas e não indígenas. O curso, composto por 12 aulas, pretende refletir sobre a particularidade dessas formas expressivas assim como sua transformação na atualidade. Composto de três eixos: Sociodiversidade e Sonoridades Indígenas, Cosmopercepções e Musicalidades Indígenas e Musicalidades Indígenas em Trânsito.

Histórias do Teatro Brasileiro: Perspectivas e Debates segue na linha das relações entre teatro brasileiro e sociabilidade. Se inspira na emergência da discussão sobre o apagamento historiográfico para ressaltar, junto aos marcos tradicionais da história teatral, os saberes e pesquisas que iluminam as cenas de margem ou aquelas que pedem revisão, como o teatro negro e popular. O curso é composto por 16 aulas, divididas em quatro eixos: Teatro e sociedade no Brasil – das teatralidades de origem ao abolicionismo, O teatro cômico e a cena popular: uma história pelas margens, Breve história da cena negra – Do pré-modernismo aos teatros de grupo e Panoramas da cena contemporânea.

As inscrições podem ser feitas por meio do link  www.escola.itaucultural.org.br