A Prefeitura de Uiramutã vai contratar, por R$ 160 mil, a empresa Idib (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro) para organizar um concurso público. Assinado pelo prefeito Benísio Souza (Rede), o termo que reconhece o ato da Comissão Permanente de Licitação (CPL) foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (20).
À Folha, a assessoria da Prefeitura explicou que os tipos de profissionais a serem contratados, o número de vagas e a previsão para realizar o certame serão divulgados após finalizar o processo de contratação da banca organizadora.
A gestão municipal esclareceu que a contratação da Idib está respaldada na Lei de Licitações e disse que a banca foi escolhida por ser referência e possuir reputação e experiência no mercado, citando que o instituto realizou concursos em Roraima. Foi o caso dos certames da câmara e da prefeitura de Pacaraima e do CRM-RR (Conselho Regional de Medicina).
A comissão que acompanha todas as etapas do concurso existe desde 2021 e já mudou duas vezes a composição de servidores.
Após a contratação oficial, a banca será responsável por todas as próximas etapas do certame, que incluem elaboração e divulgação do edital.
A banca
Sediado em Brasília, o Idib é conhecido por realizar, em todo o País, concursos de prefeituras e câmaras municipais, e de conselhos regionais, além de promover processos seletivos de órgãos do governo federal. Em seu site, o instituto diz ser composto por “profissionais qualificados e experimentados” e que seus professores e consultores combinam quesitos como formação e titulação acadêmicas, experiência institucional e conhecimento da realidade e cultura regionais.
Especializado em preparação para concursos, o portal Master Juris avalia que a banca possui um estilo marcado por questões literais do texto legal quando se trata de disciplinas jurídicas, e castiga os candidatos em questões de raciocínio lógico. A prova é composta por opções de A a D. “Fica a nossa recomendação exaustiva de aconselhar que você não menospreze nenhuma disciplina do edital”, diz o portal.
O Idib também é marcado por insatisfações. No site Reclame Aqui, especializado em queixas do consumidor, a banca organizadora possui reputação “ruim”. De dezembro de 2019 até o momento, o instituto conseguiu resolver 51,6% dos problemas. Além disso, 40,3% disseram que voltariam a fazer negócio com o Idib. A nota média dada pelos candidatos foi de 4,2 (em escala de 0 a 10).