Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro de 2022, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) realizou operação de Natal na Capital e em outros municípios, registrando o total de 120 infrações de trânsito.
Das infrações, 82 foram aplicadas em motoristas sem cinto de segurança e 14 em passageiros pelo mesmo motivo. Também foram autuados 10 condutores de veículo usando celular enquanto dirigia; 08 veículos não licenciados; 03 motoristas dirigindo sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e três motoristas autuados por embriaguez ao volante.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o valor da multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, além de ser considerada uma multa gravíssima. O valor é o mesmo, caso o motorista se recuse a fazer o teste do bafômetro.
“Esse valor serve para alertar o motorista sobre os perigos de consumir álcool e dirigir, e aumentar o rigor em relação a esse tipo de infração. Afinal, isso implica na segurança do condutor, dos passageiros e de outros motoristas e pedestres que estão por perto no momento”, comentou o presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte.