Cotidiano

Quedas e oscilações de energia voltam a incomodar moradores

Mesmo com três termelétricas em funcionamento, problemas na rede de transmissão continuam a persistir em todo o Estado

As constantes oscilações e quedas de energia elétrica vêm causando irritação em consumidores do Estado, principalmente os da capital. No domingo, 23, e ontem, 24, um problema na linha de transmissão Brasil-Venezuela deixou algumas localidades sem energia por mais de 15 minutos.

Segundo a Eletrobras Distribuição Roraima, além de Boa Vista, o problema afetou os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Normandia, Rorainópolis e São Luiz do Anauá. Vale destacar que, no início do mês passado, a Eletrobras concluiu o processo de instalação de três usinas termelétricas, a principal delas, a do Monte Cristo, localizada na saída da capital para a Venezuela, zona Rural, com capacidade para a produção de 98 megawatts, que junto com outras já existentes, garante a continuidade do fornecimento da energia, mesmo que venha a ocorrer problemas no Linhão de Guri.

Moradora do bairro 13 de Setembro, na zona Sul, a dona de casa Telma Silva afirmou à Folha que as oscilaçõesna rede elétrica vêm se tornando frequente nos últimos meses. “Aqui no bairro, geralmente, elas [oscilações] surgem no horário de 11 horas e de noite, e quando ela [energia] se estabiliza, volta forte demais. Nesse problema de domingo, uma geladeira minha começou a apresentar um barulho estranho, como se algo estivesse queimado, e agora não refrigera mais. Infelizmente terei que chamar um técnico para saber o que ocorreu”, contou.

Outra que também reclama da falta de estabilidade energética é Norma Nascimento. Moradora do bairro São Francisco, na zona Norte, ela afirmou não ter tido prejuízos com as oscilações em questão, mas que o forte calor tem sido um incômodo para toda a família.

“A energia aqui voltou após uns sete ou oito minutos, se não me engano, e é muito ruim quando isso acontece, já que o calor não deu trégua nesse final de semana. Eu já tinha tido prejuízos com a perda de equipamentos por conta de trovões das chuvas da semana passada, mas o receio de um curto por conta da sobrecarga de energia é constante. Como consumidora, infelizmente só tenho a lamentar”, pontuou.

Sobre a queima de equipamentos, a Eletrobras informou que os consumidores da capital devem procurar a empresa o quanto antes. Elas podem entrar em contato pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no número 0800 7019 120, ou comparecerem à sede do órgão, localizada na Avenida Ene Garcez, 691, Centro.

A empresa destacou ainda, que moradores dos demais municípios devem informar o problema à Companhia Energética de Roraima (CERR), situada na Avenida Presidente Castelo Branco, 1163, bairro Calungá, zona Sul. Os telefones de contato são: 3623-2923 e 4009-1514. (M.L)