Cotidiano

Projetos de lei preveem gratificação para servidores da rede municipal de ensino

Prefeitura anunciou a criação de dois projetos de lei para professores ativos em sala de aula e que atuam em áreas indígenas e rurais

Após reunião realizada na noite de ontem, 24, no Espaço Domus, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) anunciou nesta terça-feira, 25, a criação de dois projetos de lei para beneficiar professores, gestores e vice, supervisores pedagógico, monitores, secretário escolar e professores titulares de sala de aula.

O projeto nº 22/2015 trata da Gratificação de Incentivo à Docência (GID) voltada para os professores ativos em sala de aula e o de nº 23/2015 cria uma gratificação específica para os profissionais responsáveis por escolas nas áreas indígenas e rurais.

Pela legislação vigente, professores responsáveis por escolas nessas áreas e com dois vínculos com o município não têm o direito de receber nada por responderem pelas citadas escolas. Ao ser aprovado o Projeto de Lei 23/2015, todos os responsáveis vão receber pelo trabalho inerente à gestão exercida na unidade de ensino.

A GID contemplará em torno de 1,8 mil professores estatutários. Cada professor terá direito a receber R$ 350 por vínculo, uma reivindicação antiga da classe. Educadores com até dois vínculos com o município, receberão duas vezes o benefício.

A relatora do projeto na Câmara Municipal de Boa Vista, vereadora Sueli Cardoso, esteve presente na reunião e já saiu com os projetos em mãos para apreciação e aprovação.

“Essa luta grande a gente já empreende há mais de 11 anos. Por meio do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, nós pleitearmos a criação da GID, e conquistamos esse mandato exatamente para viabilizar as oportunidades que pudessem concretizar nossos objetivos. Hoje para nós é uma grata alegria participar do anúncio da prefeita sobre a criação desse incentivo aos profissionais que precisam tanto serem valorizados”, declarou a vereadora.

A prefeita ressaltou que o incentivo nada mais é que o reconhecimento pelo trabalho dos servidores na área da educação

“Graças a Deus a nossa prefeitura está bem equilibrada, fizemos um planejamento e temos realmente uma condição de poder anunciar esses dois projetos de lei que beneficiam servidores. Um momento difícil do país que se fala em corte e a gente conseguindo implantar uma gratificação, isso só mostra que temos condições para isso”, frisou Teresa Surita.

Com informações da PMBV