Política

Denarium recebe faixa governamental da primeira-dama e inicia 2º mandato

Na companhia do vice-governador Edilson Damião e de familiares, governador saiu da cerimônia de posse da ALE-RR e atravessou a pé a Praça do Centro Cívico

Primeiro candidato a vencer a corrida para o Governo de Roraima em primeiro turno na história, Antonio Denarium (Progressistas) recebeu na noite deste domingo (1°) a faixa governamental que simboliza o início de seu segundo mandato de governador de Roraima, com vigência de 2023 a 2026.

Na companhia do vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Edilson Damião (Republicanos) e de familiares, Denarium saiu da cerimônia oficial de posse realizada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e atravessou a pé a Praça do Centro Cívico. O grupo foi escoltado pela cavalaria da Polícia Militar.


Denarium a caminho de receber a faixa governamental no Palácio Senador Hélio Campos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Denarium passou na revista da tropa de policiais e bombeiros militares e subiu ao palco montado em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, onde dezenas de autoridades locais e convidados o aguardavam. Atrás das grades de contenção da cerimônia, havia centenas de apoiadores.

Havia ainda faixas de apoio e de cobrança, como a de um grupo de candidatos do concurso da PM que pedia a revogação de um item do edital relacionado ao cadastro reserva.


Denarium é apoiado e cobrado na cerimônia de posse (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Houve a execução dos hinos nacional e estadual. E no momento mais aguardado, a primeira-dama Simone Denarium beijou o governador e o entregou a faixa governamental. No ato, o casal esteve ladeado dos três filhos.

Depois, houve chuvas de confetes e fogos pirotécnicos que saíam do alto do Palácio. Denarium ainda recebeu do presidente da Associação de Agricultores Familiares Indígenas do Jabuti, Fernando Júnior (representante dos povos indígenas no evento), um vidro de grãos de milho.


Denarium recebe de representante indígena um vidro de grãos de milho em ato simbólico (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em seguida, o governador recebeu uma Bíblia Sagrada das mãos da pastora Edna Macedo, supervisora da Igreja do Evangelho Quadrangular de Roraima, que ainda realizou uma oração. Depois, o padre Revislande Araújo ministrou uma bênção a Denarium e Edilson, e rezou um Pai Nosso.

Primeiro a discursar, Edilson Damião citou a competência demonstrada por Denarium para governar o Estado nos últimos quatro anos, destacou seu próprio trabalho na Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) com obras pelo Estado e prometeu que o governo estadual vai trabalhar em conjunto com a bancada federal.


Edilson Damião discursa para o público na Praça do Centro Cívico (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Ao iniciar o discurso, Denarium foi surpreendido pelo vento, que derrubou os papéis de seu texto. O governador acabou por ler o discurso no tablet. Ele agradeceu o “apoio incondicional” do povo de Roraima nos últimos quatro anos e ressaltou que encontrou no apoio da família a sustentação para se manter firme e forte a cada manhã que sai para trabalhar.

Denarium lembrou ainda que, ao assumir o governo estadual, aprendeu rápido que a política existe para definir uma vida melhor pras pessoas. O governador avaliou que Roraima se tornou um Estado promissor devido ao equilíbrio das contas públicas e ao uso correto dos recursos.


Denarium discursa para o público após ser empossado governador para 2023 a 2026 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Por fim, ele agradeceu aos servidores que “incansavelmente” trabalharam durante seu primeiro mandato, citou o caso de uma eleitora que viu seus pais morrerem sem conquistar um título definitivo – o que só foi possível em seu governo -, e finalizou dizendo: “Roraima está dando certo e juntos vamos continuar trabalhando para que Roraima siga cada dia melhor”.

Houve ainda a passagem da tropa de policiais e bombeiros. Depois, Denarium finalizou a cerimônia ao declarar que continuaria trabalhando para que Roraima seja cada dia melhor. Queima de fogos marcaram o fim da posse. Denarium e Edilson demoraram a sair do local pois foram cercados por convidados e apoiadores que desejam tirar fotos ao lado deles.

*Por Lucas Luckezie