Política

Governo estuda criar novas secretarias após extinção de Extraordinárias

Secretarias do governo digital, Promoção Social e Relações Federativas foram extintas.

O prazo de vigências das três secretarias extraordinárias criadas pelo governador Antonio Denarium em sua primeira gestão, expirou no final do ano de 2022.

Com isso as Secretarias de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis); Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf) e Secretaria de Estado Extraordinária de Governo Digital (Seegd) não existem mais e não podem mais ter sua criação prorrogada.

As três secretarias foram criadas em setembro de 2021 de forma extraordinária, com duração de um ano e despois prorrogadas. São elas: a Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis); Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf) e Secretaria de Estado Extraordinária de Governo Digital (Seegd). 

A Seedis é comandada pela primeira-dama, Simone Denarium, e divide com a Setrabes, a tarefa de coordenar as políticas públicas de responsabilidade social, desenvolvimento humano, cidadania e inclusão social, além da promoção, defesa e garantia dos direitos humanos. 

Já a Seerf tinha como secretário Valdeilson da Silva, mais conhecido como Deilson Bolsonaro, dá assistência ao governador na articulação com outros estados, além de assessorar nas relações com autoridades governamentais, parlamentares, partidos e lideranças políticas. 

Já a Seegd, sob comando do analista de sistemas Paulo Torres, desburocratiza a relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais.

Prorrogação

No dia 30 de junho de 2022, o governo pediu a prorrogação do prazo de existência das Secretarias Extraordinárias, com validade até o dia 31 de dezembro de 2022. O pedido
foi aprovado em sessão extraordinária.

Segundo fontes da Folha dentro do palácio Senador Helio Campos, um novo pedido de criação de secretarias deve ser enviado ainda este mês para a Assembleia Legislativa.

No entanto , por meio de nota, o Governo de Roraima informou que ainda estuda se renovará as secretarias extraordinárias em caso de necessidade, e está avaliando impactos orçamentários e financeiros.

A comunicação do governo ressaltou ainda que os servidores em cargos de comissão que estavam lotados nas secretarias extraordinárias estão, como todos os da administração direta, exonerados de acordo com decreto governamental. 

Informou ainda que perfis técnicos, habilidades e currículo de cada funcionário serão analisados de forma criteriosa com a recriação ou não das secretarias, podendo ser aproveitados pela estrutura do Poder Executivo, de forma a dar continuidade e otimizar a prestação de serviços com qualidade à população.