As férias escolares começaram e o período que é considerado de alívio e entretenimento para os pequenos que aproveitam a folga dos estudos, também é considerado um desafio para os pais e responsáveis, que precisam pensar em maneiras de ocupar o tempo livre das crianças de forma que não fiquem ociosas.
Com o objetivo de ajudar os pais a manter as crianças entretidas em casa de forma que continuem se desenvolvendo, a Folha separou dicas de atividades que, inclusive, podem ser realizadas em conjunto com todos os familiares. Além disso, separamos também dicas de locais para a criançada se divertir ao ar livre. Confira todas:
1. Crie um desafio da leitura
Apesar de compor a rotina escolar das crianças e dos adolescentes, a leitura é uma prática que pode e deve ser estimulada no ambiente familiar e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, para incentivar o gosto pela leitura não é necessário ter um amplo repertório. Basta ter interesse em explorar novas histórias ou relembrar e valorizar aquelas memórias dos livros lidos durante a infância e adolescência.
Que tal propor um desafio durante as férias?
Combine com a criança a leitura de um novo livro a cada período, por exemplo, uma semana e após o prazo estipulado converse sobre a história, os personagens e os aprendizados que ela adquiriu ao ler.
Benefícios: desenvolve a concentração, a memória, o raciocínio e a compreensão; estimula a linguagem oral; e amplia a capacidade criativa.
2. Faça uma sessão de filmes
Por que não incluir o audiovisual como uma estratégia de entretenimento e aprendizado?
Os filmes podem ser fortes aliados quando o assunto é estimular a escuta, o vocabulário e até a habilidade de compreender os sentimentos e as emoções, tendo em vista que, ao assistir algum filme, a criança relaciona as próprias vivências com as apresentadas pela narrativa.
Como usar os filmes a favor das crianças?
Combine de assistir um filme por dia ou fazer uma sessão durante o fim de semana e, após a exibição, pergunte o que a criança entendeu da narrativa e qual era a mensagem principal de cada história. Sempre que necessário, esclareça as dúvidas e proponha novas reflexões sobre o enredo. Refaça esse exercício a cada novo longa-metragem assistido.
Principais benefícios: melhora a capacidade de observação e de julgamento; estimula a sensibilidade; e desenvolve a experiência estética.
3. Incentive novas habilidades
As férias escolares podem ser ótimas para descobrir e explorar novas habilidades. Que tal envolver as crianças em alguma atividade culinária ou propor redecorar algum objeto da casa?
A proposta pode ser uma oportunidade de descobrir o que a criança ou o adolescente gosta ou não de fazer e até motivá-lo a sempre vivenciar novos desafios.
Principais benefícios: estimula a criatividade e a imaginação; fortalece o vínculo familiar ao realizar as atividades em conjunto; e testa novos desafios e talentos.
4. Explore novas brincadeiras
Aproveite o tempo livre da criança para conhecer e testar brincadeiras e jogos que não estão inseridos no dia a dia.
Boliche de Quintal: com algumas garrafas pet, durex colorido, areia e bola, é possível organizar uma disputa de boliche entre a família. A brincadeira é recomendada para crianças a partir de 2 anos.
Passo 1: faça algumas tiras horizontais com o durex colorido e cole ao redor das garrafas;
Passo 2: depois de colar o durex, coloque alguns dedos de areia dentro de cada garrafa e tampe. Isso ajudará a mantê-la em pé e deixará o jogo mais desafiador.
Passo 3: por último, basta enfileirar as garrafas formando um triângulo e, pronto, já está pronto para começar a competição.
Principais benefícios: desenvolve imaginação e as capacidades sensoriais; aguça a curiosidade; estimula a linguagem; exercita a proximidade; e ajuda a construir um ambiente familiar de confiança.
Diversão ao ar livre
E para quem conferiu as dicas acima, mas prefere fazer algo fora de casa, separamos abaixo várias dicas de espaços ao ar livre espalhados pela cidade, perfeitos para a criançada se divertir. Confira:
Considerada a maior da cidade, a Selvinha do Parque do Rio Branco, dispõe de 160 elementos artísticos e esculturas de bichinhos que representam a fauna amazônica.
São oito cenários, sendo o de área molhada o que mais chama atenção, não só pelo tamanho, mas por conter 41 brinquedos hidráulicos e 18 chafarizes. O local funciona de quarta a domingo, no horário das 15h às 21h, sendo que a área molhada abre às 16h.
Outra opção de lazer é o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. O local dispõe de tudo um pouco em um só lugar: playgrounds, fonte interativa, pista de skate, Selvinha Amazônica e pergolado interativo.
Já para quem procura ter um contato maior com a natureza, o Bosque dos Papagaios é o lugar ideal. O parque garante ao visitante uma experiência diferente para as famílias, com trilhas e diversas espécies de árvores e plantas, além de animais silvestres, como arara, tucano, jabuti e muito mais.
O Bosque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos, somente no horário das 14h às 18h, não abrindo aos feriados.