Cotidiano

Corpo de Bombeiros dá dicas de como montar um kit de primeiros socorros

Escolas, Repartições Públicas, Canteiros de Obras e outros estabelecimentos devem estar equipados com um kit de primeiros socorros

Manter o kit de primeiros socorros atualizado é muito importante em qualquer ambiente. A medida assegura condições de oferecer cuidados imediatos a um colaborador ferido acidentalmente ou que se sinta doente. 

Escolas, Repartições Públicas, Canteiros de Obras e outros estabelecimentos devem estar equipados com um kit de primeiros socorros. Além disso, o local deve ter uma lista de hospitais mais próximos com telefones e endereços, segundo orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). 

O objetivo é proporcionar cuidados imediatos a alguém ferido ou doente no ambiente corporativo, assegurando um atendimento básico e emergencial até que o profissional. Por isso, o kit deve ser guardado sempre em local de fácil acesso e, de preferência, sinalizado.

Mas afinal, como se monta um kit de primeiros socorros? De acordo com recomendações do Corpo de Bombeiros, ele deve conter os seguintes itens: 

2 frascos de Soro Fisiológico a 0,9%; 

10 pacotes de compressa de gaze com 10 unidades; 

1 rolo de esparadrapo; 

10 ataduras de crepom; 

1 pacote de algodão 50g; 

2 pares de luvas descartáveis; 

1 caixa de band-aid;  

1 tesoura sem ponta.

Vale ressaltar que o kit de primeiros socorros não substitui o atendimento profissional. Em caso de acidente ligue para o CBMRR (193), e repasse todas as informações solicitadas pelo atendente. Após a ligação, preste apoio à vítima utilizando o kit e aguarde a chegada da equipe.