O juiz federal aposentado Helder Girão Barreto foi eleito presidente da Federação Roraimense de Xadrez (Ferox) para o biênio 2023/2024, na tarde desta sexta-feira (6), no Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em Boa Vista.
A nova diretoria, que recebeu votos dos três clubes filiados à Ferox, também é composta por oito vice-presidentes, cada em sua área de atuação. São eles:
- Carlos Roberto Souza (financeiro)
- Endson dos Santos Lima (técnico)
- Ighor Macedo de Sales (administrativo)
- Edgard Vinicius Cacho Zanette (projetos)
- Jarbas Sousa Aguiar (relações institucionais)
- Raimundo Nonato Gama de Oliveira (interior)
- Allan Ciro de Lima Pantoja (arbitragem)
- Reginaldo Silva Beltrami (Xadrez escolar)
À Folha, Girão revelou que a meta da nova diretoria é reerguer o nível do xadrez em Roraima aos altos níveis que já ocupou em campeonatos nacionais, e ainda difundir a prática do xadrez em todas as escolas da capital e do interior do Estado. “Concorrendo, assim, para a melhoria na qualidade da relação ensino/aprendizagem e, também, descobrindo novos talentos”, enfatizou.
O novo presidente da Ferox, além de muito ligado ao xadrez, dedicou 30 anos de sua vida à magistratura, sendo 23 como juiz federal. Após a aposentadoria, Helder Girão entrou na política para concorrer ao Senado por Roraima e acabou, extraoficialmente, em terceiro lugar ao receber 25.554 votos, ficando à frente inclusive de Telmário Mota (Pros), senador que tentava a reeleição.
*Por Lucas Luckezie