Cotidiano

Roraima tem 48 obras com recursos federais paralisadas, aponta TCU

Levantamento do tribunal mostra que 30 delas são na área da educação

Levantamento do Tribunal de Contas da União mostra que Roraima possui 48 obras com recursos federais que estão paralisadas. Destas, 30 são na área da educação.

Em todo o país, são ao menos 8.674 obras paralisadas. Assim como em Roraima, a maioria delas são voltadas à área da educação. Ao todo, são 3.993 construções de escolas e quadras, por exemplo, que estão sem continuação. 

O governo federal investiu R$ 1,31 bilhões em obras no estado. As que não foram continuadas, somam R$ 91,36 milhões.

A maior parte das obras paralisadas estão em Boa Vista (14), seguido de Alto Alegre (7), Caracarai (4), Cantá (4), Rorainópolis (4), Pacaraima (2), Amajari (3), Uiramutã (3), São João da Baliza (2), Normandia (2), Caroebe (1), Bonfim (1) e Mucajai (1).

Depois da educação, as obras inacabadas se concentram nas áreas do esporte (3), saneamento (3), saúde (2), infraestrutura de transportes (2) e mobilidade urbana (2). Seis não tiveram a finalidade informada.

O documento final da equipe de transição do governo Lula, declarou a necessidade da adoção de medidas e implementação de novos projetos para a retomada de obras paralisadas. Mas, para isso, é necessário também adequar as previsões orçamentárias e capacidade de investimento no setor.

“A retomada das obras é um fator indispensável para a recuperação e melhoria da infraestrutura do país, o crescimento econômico sustentável e a geração de emprego e renda”, aponta o documento.