Cotidiano

Com chuvas, estação elevatória da Caer transborda e contamina Igarapé Caxangá

A temporada de chuva tem causado transtornos à sociedade boa-vistense. A população tem denunciado com frequência a poluição e os problemas enfrentados. Na zona Sul da Capital, moradores do bairro Calungá denunciaram uma possível contaminação no Igarapé Caxangá, localizado às margens do rio Branco.

Segundo moradores da região, que preferiram anonimato, com as fortes chuvas, a estação elevatória da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) está transbordando e causando a contaminação ao igarapé. “Quando chove, sentimos o odor e notamos a sujeira na água. Os motores não suportam a evasão necessária. Isso traz consequências ao meio ambiente e afeta quem vivem próximo ao local”, disse.

De acordo com informações obtidas pela Folha, cinco pessoas trabalham no local. De seis em seis horas, os funcionários trocam de turno, durante 24h. Desta forma, estão de prontidão para a realização de trabalhos para manter o funcionamento da estação. Os problemas acontecem apenas quando as bombas estão com defeito ou quando não há energia, pois, o motor não funciona e a rede de esgoto transborda rumo ao igarapé.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado esclareceu que está sendo construído um coletor tronco, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento da estação da CAER no Calungá. “Por meio do coletor tronco, o esgoto na região será encaminhado diretamente para a lagoa de estabilização, onde receberá o tratamento devido”, informou

Conforme informações da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), a obra deverá ser concluída no prazo de 30 dias, quando o transtorno provisório, devido às fortes chuvas, será encerrado. (B.B)