Política

Abin emitiu alerta sobre possível invasão a prédios públicos

Órgão de inteligência de âmbito federal, a Abin é vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou órgãos de segurança pública do Distrito Federal sobre o risco da depredação de edifícios públicos neste fim de semana em Brasília (DF).

Segundo a agência, os alertas foram transparentes e apontaram que seriam manifestações com volume e violência. No último domingo, 8, vândalos ocuparam e invadiram as sedes dos Três Poderes na Esplanada dos Ministérios: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota pública, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) chegou a ressaltar que “a questão do extremismo violento observado no país tem sido e continua sendo monitorada, permanentemente, dentro de nossas competências institucionais, e informações estavam e continuam sendo repassadas de maneira oportuna aos órgãos competentes”.

Entre as informações repassadas, estava o aumento do número de ônibus fretados para Brasília. De acordo com informações repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram identificados 105 ônibus, com cerca de 3.900 passageiros.