Cotidiano

Produtores rurais recebem títulos definitivos de suas propriedades

Os terrenos contemplados estão em nove municípios do estado, totalizando uma área de 30 mil hectares

Foram entregues na manhã desta quarta-feira, 11, 150 títulos definitivos para produtores rurais de nove municípios, totalizando uma área de 30 mil hectares.

José Pinheiro, de 75 anos, conta que aguardou pelo documento por mais de 23 anos. Ele e a família vivem com a renda das plantações no terreno que fica localizado na região do Bom Intento.

“Foi muito tempo lutando para receber, mais de 20 anos só dando entrada no processo. Agora estamos mais seguros, podendo fazer empréstimos e investir”, disse. 


José Pinheiro e a filha Cléo Pinheiro em entrevista à Folha (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

A filha do produtor, Cléo Pinheiro, destacou a diferença que o documento fará na vida da família. “É uma forma dele se certificar, e conseguir algum empréstimo ou algo assim, antes tínhamos apenas o termo de posse. E agora a gente fica mais tranquilo”, comentou. 

Os terrenos contemplados estão em nove municípios do estado. Adriana Almeida, de 39 anos, possui uma propriedade na vila São Silvestre, em Alto Alegre e esperou o título por seis anos. 

“É muito gratificante, compensador. A gente só se sente dono quando tem um certificado, e é um incentivo para o agricultor e para a economia do estado, que com a evolução da agricultura evolui junto”, destacou.


Adriana Almeida (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

A entrega ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, e foi a primeira ação da atual presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Dilma Costa. “A regularização fundiária no estado é uma meta prioritária na minha gestão, e faremos o que for possível o que estiver ao nosso alcance para resolver todos os que estiverem com a documentação pendente a avançar cada vez mais a regularização no estado”, pontuou a presidente.


Dilma Costa, presidente do Iteraima (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O governador Antônio Denarium esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância do documento.  “O título definitivo é como se fosse a ‘certidão de nascimento’ daquela propriedade. E os proprietários que tiverem um palmo de chão de terra em Roraima, o governo estará entregando o título definitivo”, disse.