O técnico do São Raimundo-RR Chiquinho Viana vem participando do curso de Licença A para treinadores de clubes do futebol brasileiro. O aprendizado iniciou com aulas online e práticas, com diplomação para o início do mês de março, no Rio de Janeiro. O comandante está há nove anos à frente do Mundão e é o mister no Brasil com mais tempo em um clube.
O investimento total chega a R$ 30 mil e Viana é o primeiro roraimense a se qualificar e ter a credencial Licença A, para comandar time de qualquer divisão do futebol nacional.
“É super importante, esta licença nos trás condições de acompanhar o que o futebol moderno tem para passar. Um investimento fundamental para a carreira de um treinador”, acrescentou Chiquinho Viana.
Chiquinho Viana iniciou no mês de setembro com 15 dias presenciais em Águas de Lindóia (SP), mas irá receber a diplomacia seis meses depois.
“Tivemos a experiência com o ex-zagueiro da Seleção Oscar, patenteado pela CBF, eu agradeço pela ajuda de alguns parceiros, até porque passei por um processo seletivo para ter a chance de descobrir mais conhecimentos e representar o futebol de Roraima”, disse Chiquinho Viana.
No curso também estiveram presentes treinadores de várias regiões do Brasil: Alan Bahia (ex-jogador do Athletico Paranaense e atual treinador do Parauapebas-PA), Paulo Baier (ex-jogador do Palmeiras e atual técnico do Botafogo-SP), Flávio Araújo – considerado rei do acesso (ex-Remo e Sampaio Corrêa), Sandro Macapá (campeão amapaense à frente do Trem) e Danilo (campeão mundial pelo São Paulo e pelo Corinthians como jogador e atual técnico do Sub-20 do Alvinegro).
Por João Paulo Oliveira