O ano de 2022 encerrou com 83,6% das famílias roraimenses endividadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nessa quinta-feira, 19, pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio Roraima). Ainda de acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio. o percentual se manteve estável na comparação com o mês de novembro, completando uma sequência de 20 meses seguidos de endividamento superior aos 80%.
Por outro lado, tanto o número de inadimplentes, quanto de famílias sem condições de pagar suas dívidas, aumentaram em dezembro passado, chegando respectivamente a 34,7% e 7,3%. Novamente, as dívidas com cartão de crédito foram o principal tipo de dívida entre as famílias roraimenses, contudo, apresentado uma queda na comparação com o mesmo período do ano passado.
Outro tipo de dívida que também caiu consideravelmente foi o referente a financiamento de casa, saindo de 11,0% em dezembro de 2021 para 7,3% em dezembro, essa redução se deve, principalmente, por conta do aumento das taxas de juros. Por outro lado, continua aumentando as famílias endividadas com carnês, atingindo o percentual de 48,3%.