Uma pesquisa apontou que dois a cada 10 proprietários de veículos, ainda não planejaram como vão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O levantamento é do Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box.
Cobrado anualmente, o IPVA corresponde ao valor que deve ser pago por todos os proprietários de carros, motos, ônibus, caminhões e outros. O cálculo depende do modelo e do ano de fabricação do veículo, variando conforme o Estado em que o bem está registrado e com a Tabela FIPE.
Em Roraima, o pagamento do IPVA tem o primeiro vencimento marcado para o 31 de janeiro, para quem possui placa com final 1. A segunda parcela no dia 28 de fevereiro e a terceira ou única, no dia 31 de março (confira o calendário completo no fim da matéria).
O levantamento reforça que o pagamento parcelado do IPVA, um dos principais custos veiculares do ano, pode colaborar positivamente para aliviar o impacto no orçamento das famílias.
“Mesmo sendo uma despesa recorrente e sempre na mesma época do ano, o valor ainda pega os motoristas de surpresa”, observa Laís Gabriel, especialista da Serasa. “Nesse cenário, o planejamento financeiro é imprescindível para conseguir estimar os gastos e, quem sabe, investir no pagamento à vista no ano seguinte”, complementa Laís.
PARCELAMENTO: Por meio da Carteira Digital Serasa, o consumidor pode pagar o IPVA com o desconto da Cota Única ou, se preferir, parcelar em até 12 vezes. A oportunidade deve-se à parceria entre a Serasa e a empresa Zapay, especializada no setor de automóveis, com propósito de ajudar milhares de brasileiros no pagamento de débitos veiculares.