Na mitologia da cultura indígena do norte do Brasil, o Canaimé é um guerreiro, dotado de poder mágico. A lenda inspirou a escritora roraimense Marcela Marques Monteiro a escrever uma trilogia de ficção. Ela lança o segundo livro dessa trilogia no próximo mês, a obra recebeu o nome de ‘Iniva e a Vingança do Canaime’.
O primeiro livro ‘Inia: uma aventura amazônica’ foi lançado em 2013 e o último livro que receberá o título de ‘Inia e o Boto-Rei’ ainda não tem data de lançamento.
“A trilogia surgiu da vontade de contar uma narrativa fantastica, no caso um romance, que envolvesse a nossa região e nossa cultura” explica a autora.
Segundo ela, o romance é indicado para todas as idades. “Sou de uma família que ama ler e munhas irmãs me incentivaram começar a contar as aventuras de Inia” contou.
A escritora reforçou que a temática é algo que está presente em sua vida. “Eu sou formada em Letras e sou roraimense, minhas filhas são roraimenses, as mulheres da minha ascendência todas são roraimenses, além disso, a família do meu pai, que também é roraimense, veio do nordeste no começo do século XX, ou seja, há muito tempo. Logo, escrever uma obra que dê destaque a nossa região e nossa cultura é muito satisfatório” comentou.
Sinopse
Na Trilogia Inia, o Canaimé é um guerreiro, que tem por princípio manter a ordem natural e cultural. Ele acredita que o boto vermelho da região amazônica, conhecido como boto cor-de-rosa, é um animal encantado, que deve ser preservado e mantido em seu meio natural. Então, o Canaimé fará o que achar necessário para que o boto de Inia, que ele acredita ser o “Boto Rei”, fique sempre em sua região natal para, promover o equilíbrio entre o que é natural e sobrenatural.
O lançamento ocorre no dia 04 de fevereiro na Livraria Boa Vista, localizada no Roraima Garden Shopping a partir das 19 horas (Foto: Divulgação)