Cotidiano

Aulas nas escolas municipais iniciam na próxima segunda-feira, 30

Como forma de preparar os professores para o retorno dos alunos, a Prefeitura de Boa Vista está realizando a 10ª Semana Pedagógica

O início das aulas da Rede Municipal de Boa Vista está previsto para a próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro. O ano contempla 201 dias letivos e carga horária de 804 horas para o ensino regular da Educação Infantil e Ensino Fundamental e 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para a Educação de Jovens e Adultos.

Como forma de preparar os professores para o retorno dos alunos, a Prefeitura de Boa Vista está realizando a 10ª Semana Pedagógica, que conta com uma intensa formação aos profissionais da educação.

Durante toda a semana, em torno de 30 palestras e oficinas com temáticas diversificadas, estão sendo ministradas por representantes do Instituto Alfa e Beto, Unicef, UFRR, além de palestrantes renomados nacional e internacionalmente.

São especialistas em educação que estão compartilhando seus ensinamentos e experiências e difundindo o tema do evento “Escola que Ensina e Transforma”. O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, foi quem deu início à programação no primeiro dia com a palestra “O Ensino da Língua Portuguesa”.

A instituição é parceira do município há mais de 10 anos e participa ativamente do avanço e das melhorias em toda a rede municipal. “Fiquei feliz com a escolha do tema, porque permite que a gente faça uma relação da atividade que os profissionais vão desenvolver durante o ano com o nosso material. Para o professor, às vezes é o 5º ou 10º ano ensinando os mesmos assuntos e a mesma disciplina. Mas para o aluno é sempre uma novidade”, disse.

É o caso da professora Fulvia Santana, que leciona em sala de aula há 10 anos. Para ela, participar da Semana Pedagógica é se permitir aprender coisas novas para inovar no processo de aprendizagem dos alunos, principalmente após o período de pandemia, onde a maioria dos estudantes esteve preso às telas.

“Os palestrantes trazem situações atuais que nos fazem pensar em formas de como atrair a atenção dos alunos. Como professores, faz parte da nossa missão de ensinar e desenvolver essas crianças pensar em coisas novas e que chamem a atenção deles. Estou gostando muito”, contou.

FEIRA PEDAGÓGICA – Além das palestras e oficinas, os profissionais da educação ainda aproveitam para conferir a Feira Pedagógica, que este ano trouxe o ‘Espaço dos Autores’ para exposição de livros e demais obras regionais. A feira conta ainda com os expositores Zeca Formiga – com brinquedos pedagógicos, Livraria Boa Vista e DL Personalizados – com papelarias e camisetas.