Cultura

Orquestra roraimense participa de festival de música no Rio Grande do Sul

Músicos se apresentaram em Pelotas com mais de 60 espetáculos

Uma grande noite de música clássica foi realizada durante o 11ª Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e contou com músicos de Roraima.

 Alunos do curso da Orquestra Jovem pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), do Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR), participaram do evento que contou com mais de 60 espetáculos gratuitos e a presença de estudantes e profissionais de diversas regiões do Brasil e do mundo.  

Para o aluno Rubens Vitor Alves, que participa do curso há cerca de um ano, a experiência foi uma grande oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades na música.

 “Gostei muito do evento pois foi a primeira vez que participei de um festival desse nível, em que tive aulas com excelentes professores, como o Maestro Emanueli Baldini, pude tocar com pessoas de diferentes estados e pela oportunidade de ter sido Spalla [nome dado ao primeiro violino de uma orquestra] na Orquestra Jovem do Sesc Brasil”, afirmou Rubens, que pretende seguir na carreira de música.  

Segundo Rafael Dommar, instrutor de violino do Sesc – RR, participar do evento juntamente com a Orquestra Jovem foi uma experiência incrível para a turma. “A nossa preparação para o festival foi intensa, ensaiamos nosso repertório durante todo mês de dezembro, nos esforçamos ao máximo com o objetivo de deixar o nome de nossa instituição no mais alto nível”, contou.  

“O festival tem uma importância muito potente na vida dos alunos da Orquestra Jovem do Sesc de Roraima e dos outros estados. Toda essa dinâmica, o intercâmbio, o contato que os alunos têm com os professores nacionais e internacionais com um nível de excelência muito alto, possibilita que os participantes vislumbrem aquilo que eles podem alcançar na música até mesmo fora do país”, destacou a analista de cultura do Sesc Roraima, Lilian Oliveira.  

Além da qualificação e aperfeiçoamento técnico na prática de instrumentos de cordas de orquestra, o grupo musical de Roraima pôde se apresentar individualmente durante o festival, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tocando sucessos do brasileiro Carlos Gomes e do russo Piotr Tchaikovsky, compositores da música erudida no período romântico. A apresentação foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na internet.

Orquestra Jovem do Sesc  

Iniciado em 2005, a partir da continuidade do projeto de Orquestra de Câmara, o curso de formação de Orquestra Jovem Sesc Roraima é uma atividade arte-educativa, que tem como propósito fomentar, formar e incentivar estudantes, desenvolvendo o aprendizado da música de concerto através dos instrumentos de cordas, numa proposta de sensibilização musical, valorização e conhecimento da música erudita.