Imagine que suas roupas estão estendidas no varal em um dia de sol, após semanas com chuva. Mas, de repente, o clima muda e você precisa correr para que as calças, camisas e lençóis não fiquem mais molhados do que já estão. Apesar de comum, esta cena tem deixado de fazer parte do dia a dia dos boa-vistenses, que tornaram as lavanderias uma “febre” na capital.
Segundo a Junta Comercial de Roraima, de janeiro a dezembro de 2022, foram abertas 11 empresas do setor de lavanderias. Seguindo o mercado global, a tendência é que o número só aumente.
A funcionária pública Camila Lucena, passou a frequentar lavanderias desde que a máquina de lavar que tinha em casa, quebrou. A partir daí, passou a utilizar o serviço ao menos uma vez por semana, há cerca de um ano. Ela diz que gostou tanto “que nunca mandei ajeitar a máquina”.
“A vantagem é o custo benefício da lavagem em si. A roupa já saí seca, no ponto de dobrar. Economia de sabão em pó e amaciante, pois a lavagem já inclui esses dois itens também. Você consegue lavar e secar em um dia chuvoso, por exemplo, pois o ambiente da lavanderia é coberto”, defende Camila.
Foi pensando em clientes como a funcionária pública, que há um ano e três meses a empresária Letícia Olímpio abriu a franquia de uma rede de lavanderias no bairro São Francisco.
“A ideia foi trazer uma nova franquia para o estado com todos os sistemas e toda confiança que só uma franquia traz, e queríamos propor algum diferencial dos outros mercados […] Desde o início, sempre fomos bem recebidos. Muitos clientes já conhecem a franquia de outros estados e amaram a novidade. Os novos já se encantaram e se fidelizaram”, diz Letícia, que mantém a franquia aberta das 7h às 23h, todos os dias.
No mercado de lavanderias há um mês, o empresário Matheus Cavalcante, explica que decidiu investir no setor ao utilizar o serviço de uma franquia após a máquina de casa quebrar. Ele abriu um espaço no bairro Pricumã.
“Pela pouca disponibilidade de máquinas e muitas pessoas para utilizar, vi que o mercado precisava de algo que fosse inovador, então pensei: Por que não abrir uma de forma dependente, com os mesmos serviços e diferente? A adesão do público foi bem-vinda. O que me deixou feliz, está sendo bem aceita e vem crescendo a cada dia”, afirma Matheus, que mantém o espaço aberto das 8h às 22h, todos os dias.
Dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do estado de São Paulo (Sindilav), apontam que no Brasil existem cerca de 5,3 mil lavanderias, com faturamento anual de R$ 6 bilhões. Em todo o país, essas empresas geram 33 mil empregos diretos: 14,8 mil só na cidade de São Paulo e cerca de 95 mil em todo o Brasil.
Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que cerca de 40% das pessoas sentem que seu tempo livre encurtou, principalmente devido ao excesso de tarefas domésticas. Isto reflete diretamente nos hábitos de consumo, e na busca pela terceirização de tarefas como a lavagem de roupas.