Política

Hiran Gonçalves é empossado novo senador de Roraima

Outros 26 senadores também foram empossados

Hiran Gonçalves (Progressistas) tomou posse como novo senador de Roraima para o período de 2023-2030 na tarde desta quarta-feira (1º), em cerimônia no Senado Federal, em Brasília. Outros 26 senadores também foram empossados.

“Por Roraima, pelos roraimenses, pela paz social e pelo progresso do Brasil, assim eu prometo”, disse o parlamentar ao ser o último senador a prestar o juramento de posse.

Anteriormente, a vaga do Estado era do senador Telmário Mota (Pros), que não se reelegeu para o cargo.

Após a cerimônia, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou os parlamentares a participarem da eleição da mesa diretora, prevista para começar em seguida. Com apoio do Governo Lula, Pacheco concorre a reeleição contra Rogério Marinho (PL), candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RN). Eduardo Girão (Podemos-CE) encabeça uma candidatura alternativa.

Hiran Gonçalves

Hiran Gonçalves é médico, nascido em 19 de junho de 1957 em Tefé (AM). Foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal em 2015 e reeleito em 2019. No Congresso, assumiu protagonismo das pautas da Saúde, vindo a se tornar o presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed).

Foi relator do Projeto de Lei que garante a beneficiários de planos de saúde requerer tratamentos externos à lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de ter atuado para trazer o Hospital de Amor para Roraima. A unidade é referência no tratamento e prevenção de câncer na América Latina.

O político também é médico oftalmologista em Boa Vista e continua exercendo o seu trabalho, ao lado das atividades parlamentares. Por mais de 25 anos, atuou como médico legista no Instituto Médico Legal (IML) de Roraima. É membro da Academia Americana de Oftalmologia e por duas oportunidades, foi presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina de Roraima), além de ter sido coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), presidente da UniCred e professor da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

*Por Lucas Luckezie