Na manhã desta sexta-feira, 28, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) recebeu por meio da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp) dois novos caminhões Auto Bomba Tanque (ABT) para combate a incêndio urbano e florestal.
Com as duas novas aquisições, agora a frota existente no Estado alcança o total de sete caminhões, o que possibilita atender melhor o Interior. A distribuição será de uma viatura que será alocada em Rorainópolis, duas em Caracaraí, duas Pacaraima, e as novas viaturas atuarão na Capital, nas zonas Oeste e Leste.
Os novos veículos que foram entregues possibilitam transportar até seis bombeiros na cabine, permitindo que o motorista fique em pé dentro da viatura diante da necessidade de comunicar-se com a equipe no atendimento às ocorrências.
Os caminhões têm câmbio com 10 marchas e capacidade de armazenar e transportar cinco mil litros de água. Contam com comandos por acionamento digital e canhão com vazão de 500 GPM (Galão Por Minuto), que atinge a distância de 25 metros. A bomba de alta pressão, onde ficam as mangueiras, proporciona a vazão de mil GPM, ou seja, equivale 4,5 litros por minuto.
NOVAS AQUISIÇÕES
A aquisição dos veículos ocorreu por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). O secretário estadual de Segurança Pública, João Batista Campelo, garantiu ainda que a Sesp deverá realizar novas articulações para aquisição de mais reforço para a área de Segurança Pública em Roraima.
“Não vamos medir esforços para trazer mais equipamentos e em breve, com recursos exclusivos do Estado, vamos entregar também outro veículo que reforçará ainda os trabalhos de resgate”, garantiu.
O comandante geral do CBMRR, coronel Edvaldo Amaral, destacou que há quase 10 anos os bombeiros em Roraima não recebiam um caminhão de combate a incêndio. “Essa é a demonstração do compromisso da governadora Suely Campos em não deixar a população desamparada, além de reconhecer a dedicação dos nossos bombeiros em atender as necessidades com condições adequadas para o trabalho”, ressaltou.
Com informações da Secom