Um dia após deixar de ser deputada federal pela Rede, Joenia Batista de Carvalho, mais conhecida como Joenia Wapichana, foi nomeada para o cargo de presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º).
O anúncio sobre a escolha de Joenia, que também é advogada, para o posto, foi feito ainda em dezembro passado. Ela é a primeira mulher indígena a ocupar a presidência do órgão e assume o posto diante da grave crise humanitária que atinge o povo Yanomami.
No Twitter, a roraimense agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que são “novos tempos para o Brasil” e que “serão muitos desafios, mas juntos vamos trabalhar e reerguer nossa casa!”.
Mesmo antes da nomeação, Joenia participou de vários eventos e decisões inerentes à Funai, principalmente os relacionados ao enfrentamento à crise yanomami. Após deixar o cargo de deputada, a advogada será empossada nessa sexta-feira (3) à tarde, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, com a presença de lideranças indígenas, autoridades e indigenistas.
*Por Lucas Luckezie