Cotidiano

Mãe de aluna autista denuncia falta de cuidadores em escola municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) disse que a informação não procede e que a aluna em questão, iniciou as aulas já com uma cuidadora a disposição e que a mesma a acompanha em sala de aula.

Um problema recorrente no ano passado, continua gerando insatisfação em pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista, que precisam de cuidados especiais nas unidades de ensino.

Como é o caso de uma menina, de 4 anos, que é autista e estuda na Escola Municipal Aquino Mota Duarte.

A mãe dela, Renata Duarte entrou em contato com a Folha BV para denunciar o caso. De acordo com a denunciante, ela e a criança tiveram que voltar para casa na manhã desta sexta-feira, 3, após não ter cuidador disponível para a filha.

“Eu voltei para casa arrasada, chorando muito, pois não tinha ninguém para receber e cuidar da minha filha na escola”, relatou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) disse que a informação não procede e que a aluna em questão, iniciou as aulas já com uma cuidadora a disposição e que a mesma a acompanha em sala de aula. 

Ela afirma ainda que na escola não tem sala de suporte para fazer a higiene dos alunos e as profissionais estão tendo que fazer no colo.

Ainda segundo Renata, a escola possui outra criança especial que é atendida por uma cuidadora que também cuidava da minha filha, porém não teve mais condições de cuidar das duas crianças.

“É muito triste essa situação, pois quando fazemos a matrícula informamos a condição dos nossos filhos e por que não tem cuidador para recebê-los?”, questionou.

Sobre as instalações da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, a SMEC informou que a unidade está passando por adequações para atender a demanda da educação infantil.