Cotidiano

Casai Yanomami e comunidades vão receber reforço de 40 profissionais

Equipe formada por nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros - habilitados no programa do Ministério da Saúde desembarcam em Roraima neste domingo (5).

A Casa de Saúde Indígena Yanomami e três polos de atendimento dentro do território, vão receber reforço de 40 profissionais que desembarcam em Roraima neste domingo (5). O grupo é habilitado no programa do Ministério da Saúde.

Os nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros, vão compor nove equipes multidisciplinares, que além do atendimento em Boa Vista, vão percorrer os polos de Auaris, Surucucu e Missão Catrimani na busca ativa de pacientes.

Segundo a coordenação do Centro de Operações Emergenciais (COE) – Yanomami, os profissionais vão passar por treinamentos específicos para socorrer casos de desnutrição e malária. Pois, devido a dificuldade de deslocamento nas regiões, muitas vezes, os doentes só procuram atendimento em estágio muito grave, o que aumenta o risco de óbitos.

Direitos humanos

Na segunda-feira (6), uma nova comitiva com representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) chega à região Yanomami, para dar continuidade ao trabalho, da comitiva anterior, de coletar informações e diagnósticos sobre a crise sanitária e humanitária.

Devem ser realizadas visitas à Casa de Saúde Indígena (Casai), ao hospital da Criança Santo Antônio e o Hospital Geral de Roraima (HGR). Na terça-feira (7), estão previstas visitas às comunidades que integram o território Yanomami, em Surucucu, com o mesmo objetivo.

Com informações da Agência Brasil.