A geladeira tem papel importante na conservação dos alimentos. Sem ela, muita coisa estragaria com certa rapidez e o modo de preparo de diversos pratos se tornaria completamente inviável. Mas saiba que nem sempre é necessário armazenar tudo no eletrodoméstico.
Existem alguns itens que costumam parar na geladeira, mas que na verdade deveriam ser mantidos fora dela ou conservado no congelador. E o resultado desse processo de armazenamento indevido acaba acelerando o processo de durabilidade de muitos produtos. Alguns deles são:
Pão – guardar o alimento na geladeira faz com que ele perca qualidade. O ideal é consumi-lo em poucos dias ou armazená-lo no congelador.
Mel – guardar o mel na geladeira pode acelerar o processo de cristalização do produto. Por isso, não coloque-o na refrigeração.
Café – não é necessário armazenar o café na geladeira, pois o produto é pouco perecível e precisa apenas de um recipiente bem fechado para manter seu aroma, sabor e qualidade. Na geladeira, ele acaba perdendo frescor.
Tomate – quando armazenado na geladeira, o fruto acaba apodrecendo mais rápido em razão da umidade. Então, colocar o tomate na geladeira não é uma boa opção.
Chocolate – o chocolate perde sabor quando colocado na geladeira. Só é recomendado levá-lo para a refrigeração quando ele for derretido.
Alho – o alimento fica murcho quando colocado na geladeira. Segundo especialistas, o alimento acaba perdendo o sabor mais rápido se armazenado dessa forma. Por isso, mantenha-o longe da geladeira.
Manjericão – assim como acontece com muitos vegetais, colocar o manjericão na geladeira pode fazê-lo murchar rapidamente. O ideal é mantê-lo em um local fresco, arejado e com pouca oscilação de temperatura.
Laranja – evite colocar a fruta na geladeira caso ela ainda não esteja madura. Se quiser comê-la geladinha, a dica é cortá-la pela metade e depois guardar em pequenos potes.
Banana – erroneamente colocada na geladeira, a banana precisa de um ambiente arejado e sem altas ou baixas de temperatura para amadurecer. Portanto, não é recomendado levar o alimento para refrigeração, principalmente se ele ainda estiver em processo de amadurecimento.
Cebola – para evitar que o alimento amoleça ou mofa, não guarde-o na gaveta geladeira. Apesar de muitas famílias adotarem esse princípio, o ideal é armazená-la em um local arejado.