Política

Ângela pede informações sobre exploração mineral em Roraima

A senadora Ângela Portela (PT) cobrou explicações do Ministério das Minas e Energia sobre a exploração mineral em Roraima através de dois requerimentos de informações, que foram aprovados pela Mesa Diretora do Senado e encaminhados ao ministro Eduardo Braga.

Ângela ressaltou que sua maior preocupação se refere às áreas indígenas e de proteção ambiental. Ela afirmou ainda, que o problema não se resume a estas duas questões, mas pelo fato de que apenas uma empresa mineradora apresentou projetos para exploração numa extensa área, que abrange mais de 110 mil hectares, e afetam famílias de produtores rurais que alegam não terem sido sequer ouvidos, previamente.

“Há o risco, assim, de exploração predatória, que degradará o meio ambiente e beneficiará a uns poucos empresários do setor”, disse. “Há o risco também de causar danos irreparáveis a áreas de preservação e criar conflitos ao interferir em áreas indígenas”, frisou.

A senadora pretende, ao receber as informações, fazer uma avaliação sobre as questões cruciais para Roraima, como o potencial de geração de empregos, os eventuais danos ao meio ambiente, os problemas que podem surgir ao afetar áreas indígenas, os possíveis prejuízos a milhares de agricultores e, em especial, como o estado pode ser afetado por essas iniciativas.