Cotidiano

Campanha em balneários alerta sobre os perigos de beber e dirigir

Ação é feita pela Prefeitura de Boa Vista e acontece durante o período de verão, período em que os balneários estão lotados de banhistas

A Prefeitura de Boa Vista lançou nesse sábado, 4, a primeira Campanha Educativa do ano “Álcool e Direção Não Combinam”, com a proposta de orientar os banhistas sobre os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. O conselho é: Se for dirigir evite o consumo de bebidas alcoólicas.

A ação acontece durante todo o verão e é coordenada pela Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet), da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). De acordo com o chefe da Dpet, Ney Brito, os agentes de trânsito estão entregando panfletos sobre a campanha e utilizando um Etilômetro descartável, que é mais educativo, onde convidam os banhistas a fazerem o teste do bafômetro e ainda fazem orientações de segurança no trânsito.

“Nossa proposta é conscientizar esse público que frequenta esses espaços, sobre a importância de um trânsito seguro. Alertamos que beber e dirigir, pode gerar infração por ser um crime de trânsito, além disso, sair dirigindo sob efeito de álcool pode causar acidentes”, disse o chefe da Dpet.

O técnico em eletrônica, Sérgio Santos, 58, mora no Rio de Janeiro/RJ e está visitando a cidade. Ele aproveitou para conhecer a Praia do Caçari e fez questão de fazer o teste do etilômetro. “Sou carioca e estou aproveitando para conhecer a cidade. Confesso que estou apaixonado pelo estado e é excelente essa ação da prefeitura aqui do município, de fazer esse alerta para a população. Se bebeu, não dirija!”, frisou o turista.

Quem também aprovou a campanha foi a educadora social Marina Freitez, de 33 anos, que sempre leva suas duas filhas aos balneários da cidade para se divertirem e se refrescarem do calor. “Quando trago minhas filhas, eu não bebo e esse trabalho que a prefeitura vem fazendo nos balneários é ótimo, porque é preciso sim de mais conscientização das pessoas, principalmente para quem traz crianças e todos nós devemos cumprir a lei”, destacou.


A ação acontece durante todo o verão e é coordenada pela Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet)

PENALIDADES – Para os motoristas que praticam essa imprudência, saiba que é infração de trânsito gravíssima, com a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e a multa pode chegar a R$ 3 mil. E se o motorista estiver com sua capacidade psicomotora alterada, poderá ser configurado crime de trânsito, e consequentemente, poderá ser encaminhado para uma delegacia, para responder pelo ato praticado.

E os motoristas que transitam com veículos automotores nas praias? – Também configura infração de trânsito. “Essas áreas são como as calçadas em via pública, e é a mesma coisa nos espaços onde se encontram os banhistas. E isso, configura infração de trânsito, pois coloca em risco a vida de terceiros”, destacou Ney Brito.