Cotidiano

RH de empresas devem ficar atentos a atestados médicos, diz especialista

Em casos de atestados falsos, o funcionário pode receber uma advertência ou suspensão

Receber um atestado médico falso de um colaborador é uma situação bastante desagradável, por isso, é importante saber como reagir adequadamente quando um funcionário apresenta à sua gestão e ao RH um documento desse tipo.

Quem passou por uma situação semelhante foi a médica especialista em medicina do trabalho, Marlene de Andrade, que teve o nome usado por um homem que apresentou um atestado falso no trabalho.

De acordo com ela, o homem teria conseguido duas folhas de atestado da sua clínica, o seu carimbo e falsificado a sua assinatura.

“Ele preencheu as informações nos campos incorretos. Com as letras diferentes e falsificou a minha assinatura”, explicou.

Marlene descobriu o golpe porque o RH da empresa em que o homem trabalha entrou em contato com ela questionando sobre os dois atestados ao funcionário.

“Eu fiquei muito constrangida e mexida com essa situação. Ao longo desses anos, nunca passei por isso”, destacou.

Ela destacou, ainda, que geralmente, os funcionários que querem aplicar o golpe apresentam atestados na sexta-feira, sábado e domingo. As doenças citadas por eles são diarreia, vômito e gripe.

“São doenças simples e não precisam de um exame mais detalhado para detectar”, explicou.

A especialista faz um alerta aos médicos e empresas para que fiquem atentos aos atestados entregues pelos funcionários. “É necessário que os médicos estejam mais atentos aos sintomas e a forma como esse paciente os descrevem. As empresas, por outro lado, é importante que tenham um médico de confiança para atestar os afastamentos”, finalizou.

RH

Apresentar atestados médicos falsos pode gerar advertência ou suspensão ao funcionário, conforme explicou a chefe do RH da Folha BV, Valdenice Maia.

“As medidas adotadas em casos como este depende da empresa, que pode advertir ou suspender o funcionário”, explicou.

Ainda segundo ela, todas as medidas devem ser alinhadas entre o RH e o jurídico da empresa.