Seis comunidades da Terra Indígena Yanomami vão receber a instalação de placas solares com bateria, para reforçar o fornecimento de energia elétrica na região. A informação foi divulgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Os equipamentos já foram instalados nos polos indígenas de Walo Pali e Palimiu. Já os polos de Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena vão receber a instalação nesta semana, após a conclusão do transporte.
“Trata-se de um reforço de extrema relevância para melhorar as condições de fornecimento de energia elétrica ao povo Yanomami, que vive situação de calamidade e que precisa de uma solução emergencial”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
As ações, segundo o ministro, seguem determinação do presidente Lula. A solicitação de apoio foi feita pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As instalações estão sendo operacionalizadas dentro do Programa Mais Luz para a Amazônia por meio da Eletrobras e da distribuidora Roraima Energia.
Conforme a Pasta, o sistema de geração de energia solar é o equipamento ideal para atender localidades isoladas. O equipamento inclui baterias, que garantem o fornecimento de energia elétrica diretamente à unidade consumidora, sem necessidade de conexão à rede elétrica.
Maior reserva indígena do país, a Terra Yanomami possui cerca de 10 milhões de hectares distribuídos entre os estados de Roraima e Amazonas. São ao menos 371 comunidades e quase 30 mil indígenas.