A Câmara Municipal de Boa Vista retoma as sessões plenárias nesta quarta-feira (8), com cerimônia solene sucedida pela sessão irá analisar a primeira pauta do ano. A programação que marca a abertura dos trabalhos inicia às 9h.
O prefeito Arthur Henrique (MDB) confirmou ao setor de cerimonial da Câmara que participará da reunião inaugural de 2023 para fazer a leitura da mensagem do Poder Executivo aos vereadores. O presidente do Legislativo, Genilson Costa (Solidariedade), também irá discursar. Autoridades de outros poderes também foram convidados, mas não confirmaram presença.
No roteiro da sessão, também estão previstos a execução do hino de Boa Vista e um momento religioso conduzido pelo pastor Jones Silva de Souza, da Igreja Presbiteriana Renovada.
O que esperar do ano
Os vereadores devem dar prosseguimento à tramitação de 80 matérias legislativas de 2022 que ainda tramitam na Casa. A sessão desta quarta também é o primeiro passo para dar andamento aos 16 Projetos de Lei protocolados durante o recesso parlamentar, época em que os prazos ficam paralisados.
Nos próximos dias, a Prefeitura de Boa Vista vai enviar um projeto para retirar o limite de idade para ingressar na GCM (Guarda Civil Municipal) de Boa Vista. Além disso, a Câmara pode ser alvo de uma briga judicial entre dois suplentes do vereador Gabriel Mota (Republicanos) – de saída da Casa para assumir o cargo de deputado federal ocupado atualmente por Jhonatan de Jesus (Republicanos), que deve se tornar ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
Genilson Costa afirmou que, em 2023, a população boa-vistense pode esperar mais trabalho por parte dos vereadores e prometeu pautar o que for de interesse da coletividade, discutindo as demandas com cada categoria. Ele ainda prometeu retomar a realização de sessões itinerantes, que são reuniões que levam a estrutura da Casa para os bairros e a zona rural.
“Nesse ano de 2023 vamos dar ainda mais transparência nas ações da casa, sempre mantendo a independência entre os poderes, mas sem se opor ao que for bom para o município de Boa Vista”, declarou.
No recesso, a Secretaria Legislativa treinou assessores dos 23 gabinetes para que apresentem matérias diretamente no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), site que permite a qualquer cidadão o acesso a propostas, requerimentos, mensagens de veto, atas, áudios, vídeos e pautas das sessões, estatísticas de matérias mais acessadas, além das leis municipais. Em breve, o sistema irá disponibilizar até as presenças dos vereadores.
*Por Lucas Luckezie