A Clínica Renal de Roraima emitiu um comunicado nessa terça-feira , 7, em que suspende sessões de hemodiálise às segundas e aos sábados, além do transporte de pacientes e alimentação de funcionários.
O informe, segundo a clínica, foi emitido por falta de pagamento do Governo de Roraima e que a unidade não tem condições de atender os pacientes que chegam da capital e do interior do estado. Com a redução, os pacientes que faziam três sessões de hemodiálise por semana, agora farão apenas duas.
“Resta deixar explícito que tais medidas são em decorrência da falta de pagamento por parte do Governo do Estado/Sesau e que já houve inúmeras tratativas para sanas essas pendências, porém chegamos ao extremo de nossas condições mínimas para absorver a demanda do Estado”, informou a clínica no documento.
Foram suspensas também visitas multiprofissionais e ainda procedimentos invasivos e a confecção de fístulas e os acessos de permanentes. Além disso, a clínica informou ainda que não pode receber novos pacientes. A unidade particular é a única no estado a realizar o procedimento de hemodiálise no estado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a que devido a mudanças no sistema Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças, só estão sendo permitidos o pagamento de empenho.
A Pasta esclareceu ainda que está no aguardo de orientações da Secretaria da Fazenda quanto ao desbloqueio das demais funções do Sistema, para que sejam providenciados o pagamento de empresas terceirizadas, dentre elas a Clínica Renal de Roraima.